A importância da segurança digital e como proteger as crianças

A importância da segurança digital e como proteger as crianças

O acesso à internet é uma realidade na vida de crianças e jovens, que a utilizam diariamente por lazer, ou para estudar. Mas, juntamente com as inovações tecnológicas, surgem perigos e armadilhas que ameaçam a segurança digital. E, as mesmas acabam por colocar as crianças em risco.

De modo a proteger as crianças dos perigos que cercam a internet, existem algumas medidas de segurança, que podem facilmente ser aplicadas na rotina familiar.

As medidas consistem, basicamente, em dicas sobre prevenção. E, para orientar os pais sobre como cuidar da segurança digital dos filhos, vamos explicar algumas dessas dicas a seguir.

É importante frisar que todas as dicas que lhe damos, são também passadas internamente no Centro de Estudos.

Segurança Digital: a importância de prevenir possíveis problemas

Conforme mencionamos, a internet faz parte do dia a dia e da realidade de crianças, cada vez mais precocemente. Apesar dos perigos, a internet é uma ótima ferramenta de aprendizagem e lazer.

Portanto, as famílias não devem abolir o seu uso, mas sim conhecer formas de tornar o acesso seguro e com maior proteção.

1 – Diálogo

Quando falamos em segurança digital, o diálogo entre pais e filhos é um ponto fundamental a ser abordado. A conversa pode ser realizada de duas formas: preventiva ou reativa. Tudo irá depender de quando terá a conversa com os seus filhos.

Sabemos que conforme as crianças vão adquirindo maturidade o diálogo pode ser cada vez mais difícil. Os jovens querem cada vez mais privacidade, sendo comum evitarem falar sobre assuntos mais íntimos.

No entanto, os pais devem sempre manter um canal de comunicação aberto com os filhos. Dê conselhos e esclareça os perigos que rondam o mundo virtual. Fala também do que devem evitar nas redes, bem como ações de segurança.

2 – Monitorização

É importante respeitar o espaço e a privacidade dos filhos. Porém é igualmente importante atuar para garantir a sua proteção e segurança digital.

Monitorizar as crianças enquanto navegam na internet não é uma afronta à sua intimidade, mas sim um ato de responsabilidade e cuidado dos pais que zelam pela segurança dos filhos.

Algumas ações como manter o computador numa área comum da casa, ter acesso às senhas e ao histórico de navegação, são fundamentais para garantir que não estão a ser vítimas de predadores virtuais.

3 – Acesso limitado

Esta medida de segurança digital certamente não vai agradar as crianças, porém é importante que seja seguida.

Os pais devem limitar os horários que os filhos podem aceder à internet. Isso vai facilitar a monitorização, além de contribuir para que os pequenos não exagerem no tempo gasto online.

É importante preencher essa lacuna de tempo com outras atividades que mantenham as crianças ocupadas e longe dos smartphones e computadores.

4 – Filtros de conteúdos

Existem hoje diversos programas e filtros que controlam o acesso a sites e certos conteúdos disponíveis na internet.

Essas ferramentas são ótimos dispositivos de segurança digital. Isso porque auxiliam diretamente no controlo dos pais em relação ao tempo que os filhos gastam nas redes, bem como impedindo o acesso a conteúdos impróprios.

Sabemos que é impossível estar o tempo todo ao lado das crianças para saber o que acedem. Portanto contar com estes dispositivos certamente é um ponto positivo.

5 – Orientação

Por fim, é importante que as crianças e jovens sejam orientados sobre atitudes de risco na internet. Essas atitudes incluem a divulgação de informações pessoais, fotos íntimas, senhas e contato com pessoas estranhas.

Informe o seu filho que ele deve manter os seus perfis em redes sociais sempre em modo privado, e aceitar solicitações de amizade somente de pessoas conhecidas.

Os pais podem, inclusive, trabalhar em conjunto com as escolas para incentivar palestras e conversas sobre o tema em sala de aula.

Como pode ver algumas ações simples fazem toda a diferença para manter as crianças longe dos perigos da internet. Siga essas dicas de segurança digital, de modo a garantir a segurança e bem estar no mundo virtual.

acessos às redes sociais, acessos limitados, controlo, escola, filtros de conteúdos, orientação, perigos da internet, prevenção online, redes sociais, riscos na internet, segurança digital, segurança online


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.