A importância do pensamento positivo no desenvolvimento das crianças

A importância do pensamento positivo no desenvolvimento das crianças

É simples para nós enquanto adultos percebermos a importância e o impacto que o pensamento positivo tem nas nossas vidas.

Contudo, embora o percebamos com alguma facilidade, implementá-lo na realidade do nosso dia a dia não é tão simples como aparenta.

Quantas vezes pensa por semana “eu não consigo”, “isto é demais para mim”, “é demasiado bom para ser real”, “não mereço isto”…

Todos estes pensamentos são frequentes, são normais e ocorrem sem que precisemos de pensar muito sobre os mesmos. Contudo, aquilo que a maior parte de nós não se apercebe é que as crianças e jovens, são esponjas.

Neste momento deve estar a pensar “esponjas? Como assim esponjas?”. Sim, as crianças (principalmente as mais novas) absorvem todas as nossas ações, a forma como falamos e essencialmente a forma como reagimos em família.

Quem está alinhado e tem pensamentos positivos, consegue facilmente transparecer calma e ver sempre qual o lado bom de uma situação. Mas, por experiência própria no centro de estudos sabemos que não é simples.

Já quem tem um maior número de preocupações acaba por reagir de forma mais brusca quando algo inesperado acontece.

Obviamente que este ponto não é exclusivamente associado ao pensamento negativo. Em muitos casos tem essencialmente a ver com as crenças que acreditamos enquanto pais.

Mas, é simples perceber que os nossos filhos vão ser um espelho das nossas atitudes. Assim sendo, nada como começar desde novos a implementar a importância do pensamento positivo.

Pensamento positivo: Porque é que é tão importante?

Pare e pense por uns instantes! O que é que é mais benéfico? Uma pessoa que consegue apesar de tudo tirar um aprendizado de qualquer experiência (independentemente de ser ou não positiva) ou uma pessoa que se deixa ir abaixo com qualquer adversidade?

A resposta “certa” é a primeira. Assim, é importante que desde cedo passe aos seus filhos este aprendizado.

Uma criança que consegue desde cedo desenvolver um pensamento positivo, vai ser uma criança muito mais feliz. A par disso, vai ter um crescimento onde pode tomar as suas próprias decisões, sabendo que tem os pais como apoio se algo correr mal.

A longo prazo, estas crianças vão ser adultos calmos, concentrados e acima de tudo coerentes com os seus valores, aproveitando muito melhor a vida.

Assim sendo, existe uma importância tremenda do pensamento positivo no desenvolvimento das crianças.

Se existe uma mensagem que devemos passar às crianças de hoje, é que elas podem ser aquilo que quiseres e que sonham.

Dizer-lhe que não vão conseguir, é o pior que pode fazer pela felicidade dos seus filhos. Seja positiva, ensine-os a ver o lado bom de tudo o que acontece.

Se não é propriamente uma pessoa com facilidade em ter sempre presente pensamentos positivos, não se preocupe.

Existem algumas técnicas que pode treinar de forma a ir pouco a pouco mudando as suas crenças.

Pense que embora possa ser um trabalho complicado, irá fazer com que ajude os seus filhos a serem pessoas melhores e muito mais felizes. E, acredite que isso é o mais importante do mundo.

Dicas simples para começar a pensar de forma mais positiva

Seja para si ou mesmo para ajudar os seus filhos, existem diversos pontos que podem ser tidos em consideração de forma a começar a pensar de forma mais positiva.

Assim sendo, de seguida damos-lhe algumas dicas que pode implementar hoje mesmo na sua vida.

  • Assuma a responsabilidade pelas suas atitudes
  • Entenda quais os principais benefícios associados ao pensamento positivo
  • Sorria mais
  • Perdoe mais
  • Identifique os pensamentos negativos automáticos e elabore estratégias para os abolir
  • Substitua o pensamento negativo pela sua versão positiva
  • Minimize influência externas que influenciam a negatividade
  • Não queira mudar de um dia para o outro
  • Pratique exercício físico
  • Explore o seu lado criativo
  • Cerque-se de pessoas positivas e evite as negativas

Estas técnicas vão ajudá-la a tornar-se uma pessoa mais positiva e consequentemente esse positivismo irá ser absorvido pelos seus filhos.

Tente ser sempre a melhor versão de si mesma de forma a que eles possam crescer a conseguir ver sempre o lado positivo de qualquer questão. Isto porque, o pensamento gera uma crença e uma crença gera uma ação.

Assim, o pensamento é a base para tudo!

assumir responsabilidade, gerir emoções, influências externas, pensamento positivo, pensamentos negativos automáticos, pensamentos negayivos, pensamentos positivos, pensar de forma posotiva, perdoar, pessoas positivas, positividade


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.