Alimentação equilibrada e vontade de estudar: Existe uma relação?

Alimentação saudável e vontade de estudar: Existe uma relação?

Que uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para termos mais saúde, não é novidade para ninguém. Porém, além de contribuir diretamente para o bom funcionamento do organismo, uma boa alimentação influencia também a capacidade de aprendizagem.

Para quem mantém uma rotina de estudos e deseja melhorar ainda mais o desempenho, é essencial investir num modelo de alimentação equilibrada para crianças e jovens.

Isso porque os alimentos não processados são fontes de vitaminas e nutrientes que estimulam o bom funcionamento do cérebro.

A vantagem é que estes nutrientes encontram-se em alimentos simples, que fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, substituir os alimentos ultra processados, como biscoitos e fast food, por opções mais saudáveis não é difícil.

Uma boa alimentação é então essencial para aqueles que necessitam de uma dose extra de energia para os estudos (ou até mesmo para trabalhar).

Veja agora alguns exemplos de alimentos saudáveis que pode incluir na alimentação familiar, bem como os seus benefícios.

Alimentação equilibrada: Conheça alguns alimentos que o seu filho deve comer

Sabia que uma alimentação saudável e equilibrada beneficia diretamente nos estudos? Proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, se ingeridas de forma adequada, compõem a base de uma boa alimentação.

Desse modo, acabam por promover mais energia e concentração na hora do estudo. Mas desengane-se se acha que estes alimentos só devem ser consumidos pelos seus filhos. Os mesmos são também uma excelente opção para si que tem de estar concentrada no trabalho.

Conheça de seguida os principais e quais as suas principais propriedades.

1 – Melhorar a disposição 

Açaí – É rico em proteínas, fibras, vitaminas, carboidratos, minerais e antioxidantes que auxiliam no combate ao cansaço.

Grão – de – bico – O composto triptofano, presente em grandes doses no grão – de – bico é absorvido pelo corpo para a produção de serotonina. Esta hormona é responsável pela sensação de bem-estar.

Café ou chá preto – Esses alimentos possuem na sua composição cafeína, que auxilia no combate à fadiga mental e ajuda a manter a mente alerta. Entretanto, devem ser consumidos com cautela, pois o excesso de cafeína pode ser prejudicial à saúde.

2 – Aumentar a energia

Banana – É uma fruta que também possui alta concentração de triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina. É também uma ótima fonte de potássio. Baixos níveis de potássio estão diretamente ligados a sintomas de fraqueza muscular, cãibras e fadiga.

Água de coco – Essa bebida pode ser considerada um energético natural, pois é uma rica fonte de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento regular do organismo. Além de auxiliar na melhoria da disposição, a água de coco contribui diretamente para manter uma boa hidratação, especialmente na época do verão.

Cereais integrais – Os cereais integrais contêm vitamina B, que é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, também ajudam na libertação de serotonina, promovendo maior sensação de bem-estar.

3 – Melhoria do desempenho da memória 

Tomate – Contém licopeno, que é um antioxidante. O tomate também possui afisetina, uma substância que atua na melhoria do funcionamento cerebral, e suaviza sintomas de esquecimento.

Ovos – São ricos em vitamina B12, composto essencial na formação dos componentes das células do cérebro. A gema do ovo também possui acetil-colina, importante para as funções de memorização.

Peixes – Auxiliam na melhoria da memória e concentração. Os peixes são fonte de ômega 3, um nutriente que contribui diretamente para a saúde dos neurónios, promovendo uma comunicação mais eficiente entre essas células.

Estes são alguns exemplos de alimentos saudáveis, que quando fazem parte de uma dieta equilibrada certamente farão a diferença no desempenho escolar.

Cuidar da alimentação é, portanto, fundamental para quem procurar melhorar ainda mais a vontade de estudar.

Sendo assim, elabore um menu semanal para toda a família incluindo esta variedade de alimentos. Desta forma, além de terem uma alimentação saudável e equilibrada, vão também suprir as necessidades do organismo, e melhorar o funcionamento da memória e raciocínio.

alimentação equilibrada, alimentação saudável, boa alimentação, comer bem, disposição hábitos de estudo, energia, escola


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.