Aprendizagem lúdica - Porque a brincar também se aprende

Aprendizagem lúdica – Porque a brincar também se aprende

A verdade é que a aprendizagem lúdica faz cada vez mais parte integrante da vida das nossas crianças. É possível aprenderem a fazer qualquer tipo de atividade.

Contudo, é importante que os próprios pais percebam um pouco melhor o contexto da aprendizagem de forma criativa.

Se tentarmos obrigar uma criança a estudar, a pegar num livro e ler ou mesmo a fazer qualquer coisa na escola que ela não tenha muita vontade, o que vai acontecer é que ela não vai conseguir reter qualquer tipo de informação.

Contudo, se fizermos atividades,  jogos, lançarmos desafios ou simplesmente nos sentarmos a brincar e pedir para ler coisas generalistas que vão aparecendo, a criança vai sentir-se muito mais entusiasmada.

E, o melhor de tudo é que vai estar a aprender enquanto se diverte

De seguida iremos explicar não só o que é a aprendizagem lúdica, mas também dar-lhe algumas dicas que pode implementar com os seus filhos.

Vai ver que além de ser muito mais divertido, o processo de aprendizagem irá ser mais interessante. E como é que sabemos? Porque implementamos estas e muitas outras técnicas no nosso centro de estudos.

Aprendizagem lúdica: O que é?

Os jogos, a brincadeira e os brinquedos são a essência da infância! Por isso, utilizá-los permite um trabalho pedagógico que aumenta a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.

Podemos então dizer que a aprendizagem lúdica, não é mais do que uma forma de ensino em que as crianças aprendem enquanto brincam.

A par disso, a utilização do lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, o que acaba também por ajudar a construir a sua própria personalidade.

Através da aprendizagem lúdica e do jogo, as crianças formam conceitos, selecionam ideias, estabelecem relações lógicas, integram perceções, fazem estimativas compatíveis com o crescimento, e, o que é mais importante, vai aprender a socializar.

Atividades lúdicas que pode fazer com as crianças

Existem várias atividades lúdicas que pode fazer com o seu filho durante as férias ou mesmo durante todo o ano letivo.

De seguida damos-lhe algumas sugestões que pode implementar hoje mesmo.

1 – Levá-los às compras

Numa ida ao supermercado nada melhor do que deixar o seu filho passar as compras na caixa automática. Isso irá ajudá-lo a melhorar a coordenação motora e visual.

A par disso, poderá também pedir-lhe para conferir o troco que foi recebido, para ver se está tudo certo. Neste ponto irá ajudá-lo a treinar matemática.

2 – Charadas

As charadas são uma excelente forma de as crianças comunicarem. Pode fazer charadas com animais, nomes de filmes, emoções, palavras… enfim, com aquilo que desejar.

Este jogo vai aumentar a compreensão emocional e consciência das crianças, enchendo-os de empatia.

3 – Jogo do ABC

As crianças mudam de assunto muito rapidamente, por isso uma boa forma de contrariar esta questão é através do jogo do ABC.

Comece por exemplo com frutas e vão dizendo uma fruta para cada letra do alfabeto. Pode fazer este jogo com vários tipos de palavras. Além de melhorar a concentração, irá ajudar a descobrir novas palavras.

Estas são apenas 3 das muitas opções que pode fazer em casa.

Por exemplo, durante as férias, no Centro Ser Mais vamos ter inúmeras atividades de aprendizagem lúdica.

Aproveite para estimular a aprendizagem dos mais pequenos com pequenas tarefas, eles vão divertir-se e aprender com muito mais facilidade.

aprender, aprender a brincar, aprendizagem, Aprendizagem lúdica, atividades lúdicas, brincar, charadas, compras, Compreensão emocional, crianças, infância, infelicidade


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.