A aprendizagem das normas sociais começa na primeira infância

A aprendizagem das normas sociais começa na primeira infância

Contrariamente ao que muitos pais ainda pensam, as normas sociais começam a ser aprendidas pelas crianças na primeira infância.

Mas o que é isso de primeira infância? E o que são normas sociais? Ora bem, iremos explicar-lhe um pouco melhor de seguida.

Normas sociais ? Primeira infância? O que são?

De forma muito simples, podemos dizer que a primeira infância é o nome dado aos primeiros anos de vida de um ser humano.

Particularmente, os 5 primeiros anos são aqueles que acabam por ser marcados por intensos processos de desenvolvimento.

Esta acaba então por ser uma fase determinante para que a capacidade cognitiva e social se desenvolvam. Isto porque, o cérebro vai absorver praticamente toda a informação que é disponibilizada.

De acordo com os especialistas é importante que nesta fase as crianças sejam estimuladas e que lhes sejam dadas oportunidades para desenvolver ao máximo as suas aptidões. Estima-se também que aos 4 anos a criança já tinha alcançado metade do seu potencial intelectual.

Assim sendo, e tendo em conta esta explicação relativamente à primeira infância, é importante perceber o que são normas sociais de modo a que perceba melhor a importância da sua aprendizagem precoce.

De forma prática, as normas sociais são boas práticas de comportamento que regulam a forma como nós, seres humanos, interagimos com os outros.

Quando uma ação se estabelece enquanto regra geral para algo, a tendência é que a mesma continue a ser seguida.

Desse modo, acaba por ser um pouco mais previsível a forma como os outros se vão comportar mediante determinada situação.

Estas normas acabam por condicionar positivamente a forma como nos relacionamos com os outros.

Se estas normas são aquilo a que chamamos boas práticas, porque é que são tão importantes em crianças tão pequenas?

É exatamente sobre isso que falamos de seguida.

A importância do relacionamento familiar para a aquisição de normas sociais

Tal como já explicamos anteriormente, a verdade é que quanto mais cedo as crianças forem expostas a estímulos e novas oportunidades de aprendizagem, melhor será o seu desenvolvimento.

Assim sendo, nós, enquanto pais precisamos de incentivar esta aprendizagem nos nossos filhos. A par disso, devemos ter em conta que as crianças aprendem por imitação.

Assim, a sua forma de ser, de estar e de lidar com as situações (previstas ou não) irá ser absorvida pelos seus filhos.

Vários especialistas indicam que as crianças que têm uma relação muito segura e positiva com os pais, são crianças que tem imensa facilidade adquirir normas sociais.

Por esse motivo, é então de extrema importância que o seu relacionamento com os seus filhos seja positivo.

Deve incentivá-los ao máximo a descobrirem coisas novas, a fazer tarefas domésticas, a interagir com animais, com outras crianças…

É importante que estas normas sociais façam parte não só dos seus primeiros anos de vida, como de todos os outros.

Acredite que fazer isto pelo seu filho desde que ele é pequeno, vai ajudar a que ele se torne um adulto muito mais alinhado com ele próprio.

boas práticas, boas práticas de comportamento, capacidade cognitiva, capacidade social, condicionar positivamente, crianças, estimuladas, normais sociais, potencial intelectual, primeira infância, primeiros anos de vida, processos de desenvolvimento, relacionamento familiar


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.