5 atividades natalícias que não incluem tecnologia

5 atividades natalícias que não incluem tecnologia

Hoje em dia, se questionarmos as nossas crianças sobre atividades natalícias ou sobre o que vão fazer nas férias do natal, a resposta é: dormir e ver televisão (ou jogar computador).

Se pensarmos bem o Natal é, sem dúvida, a época do ano mais conhecida pelas confraternizações e reuniões familiares. Mas, lá está, nem sempre a magia desta data é suficiente para tirar os pequenos da frente dos smartphones.

É importante que as famílias percebam que as crianças precisam de atividades condizentes com a sua idade. Só assim se vão sentir mais interessadas nesta época tão especial.

Basta um pouco de criatividade para incluir os pequenos nas mais divertidas atividades natalícias. Por exemplo este ano as férias de natal do centro de estudos vão ser super animadas e sem tecnologia.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 atividades (que não incluem tecnologia) mais divertidas e que vão deixar esta época ainda mais animada.

Atividades natalícias: Conheça 5 para fazer em família

Com um pouco de imaginação e trabalho em equipa é possível criar diversas atividades natalícias que certamente serão um sucesso. E, melhor ainda! Vão fazer com que os pequenos deixem de lado as ferramentas tecnológicas.

Conheça 5 atividades de seguida!

1 – Gingerbread ou Biscoitos de Natal 

Que tal começar as atividades natalícias pela cozinha? Com certeza conhece os famosos gingerbread que são aqueles biscoitos típicos do Natal. E, contrariamente ao que pensa, são muito fáceis de preparar.

O mais divertido é criar e decorar os biscoitos, que podem ser cortados em diversos formatos, como bonequinhos, estrelas e até árvores de Natal.

Reúna as crianças para se divertirem e abusarem da criatividade enquanto decoram os biscoitos, que podem ser servidos na sua ceia de Natal.

2 – Craft e Papelaria  

O Natal é marcado pelos enfeites e decorações características, e que tornam essa época do ano ainda mais mágica e bonita aos nossos olhos.

Torne esta data ainda mais especial criando, juntamente com as crianças, os vossos próprios enfeites de Natal.

Aqui vale deixar a imaginação ganhar asas, e criar árvores de natal, pais natais, bonecos de neve, e os mais diversos personagens temáticos.

Basta ter em mãos uma variedade de papeis, retalhos de pano, botões, madeira, tinta, e o que mais for necessário. As crianças certamente vão adorar, e os enfeites ainda podem compor a decoração da sua árvore de Natal.

Outra dica sensacional é criar cartões de Natal, para distribuir entre os familiares e tornar essa data ainda mais especial.

3 – Bingo de Natal  

O jogo do bingo é bastante divertido e ótimo numa reunião entre familiares e amigos. Para deixar a brincadeira ainda mais festiva, utilize cartões com temáticas de Natal, e inclua as crianças neste momento de alegria.

Essas atividades natalícias com certeza vão gerar boas risadas, e ótimas recordações associadas ao natal.

4 – Jogo dos 7 erros  

Outra brincadeira bastante conhecida entre os pequenos é o jogo dos 7 erros. Que tal fazer com que esse jogo fique ainda mais divertido utilizando a árvore de Natal?

A ideia é bem simples. Basta deixar com que os participantes observem a árvore de Natal por um minuto para memorizar a posição dos enfeites. Passado este tempo, todos devem sair da sala para que faça 7 mudanças na árvore.

Depois os participantes devem tentar acertar quais foram os 7 itens modificados na árvore para ganhar o jogo. Uma brincadeira bastante comum, mas que pode deixar esta época do ano ainda mais divertida.

5 – Teatro  

Com a família e amigos reunidos, as crianças vão adorar mostrar todo o seu talento apresentando uma peça de teatro. Escolha uma história de natal e ajude os pequenos a prepararem a peça.

Não precisa ser nada muito elaborado, o figurino pode até mesmo ser criado pelas próprias crianças. Estique lençóis onde será o palco e deixe que os pequenos se divirtam durante a encenação.

O Natal é uma data especial, e é importante estreitar ainda mais os laços entre a família e amigos. Deixe as tecnologias de lado, aproveite as nossas dicas, e torne as festividades ainda mais mágicas com as atividades natalícias.

atividades natalícias, férias de natal, magia de natal, natal, reuniões familiares


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.