Como um centro de apoio ao estudo pode ajudar o seu filho

Como um centro de apoio ao estudo pode ajudar o seu filho

Quem tem filhos em idade escolar sabe que em algum momento vão surgir dificuldades em relação a algumas disciplinas. E, esse pode ser o momento ideal para frequentar um centro de apoio ao estudo.

É natural que os pequenos enfrentem esses obstáculos, que muitas vezes são contornados com a ajuda dos pais e da escola. Porém, em alguns casos é necessário um suporte extra que só um centro de estudos pode fornecer.

O centro de apoio ao estudo pode ajudar famílias que estão a passar por situações semelhantes à descrita. Mas, não pense que estes centros se resumem somente ao reforço escolar.

Com equipas multidisciplinares e profissionais preparados para trabalhar nas mais diversas áreas de ensino, matricular o seu filho num centro de apoio ao estudo trará benefícios que vão muito além da melhoria das notas.

Centro de apoio ao estudo: quais os principais benefícios

Muitos pais deixam de considerar os centros de apoio ao estudo como alternativa para auxiliar os filhos. Isso ocorre por não conhecerem a metodologia destas instituições. Os centros, na verdade, vão muito além das aulas de reforço de matérias escolares.

Para esclarecer um pouco melhor sobre o tema, preparamos um guia com as principais informações acerca dos centros e a sua forma de trabalho.

1 – Áreas de conhecimento C

Centros de apoio ao estudo possuem equipas das mais diversas áreas ligadas à ciência da aprendizagem e educação.

Estes profissionais são preparados para detetar e solucionar da melhor forma as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas crianças. As áreas de atuação geralmente incluem professores, pedagogos e psicólogos.

Este suporte multidisciplinar é de extrema importância, pois os problemas de aprendizagem possuem causas variadas E, essas causas podem ser de natureza cognitiva, emocional ou psicológica.

2 – Autonomia, amadurecimento e confiança

Pensar que a maior consequência de uma criança com mau desempenho escolar são as notas baixas, é um erro. As crianças que passam por esta situação estão propensas a desenvolver problemas de autoestima e insegurança.

Os centros de apoio aos estudos também são benéficos neste sentido. Isso porque trabalham e moldam a personalidade dos pequenos, de modo a que se sintam mais confiantes em si mesmos.

3 – Intervenção personalizada

Conforme mencionámos, as dificuldades de aprendizado têm causas múltiplas, devendo estas serem identificadas em cada criança de forma individual. Dislexia, hiperatividade e défice de atenção são algumas destas causas.

Mas, conhecendo individualmente cada caso, os centros estão preparados para oferecer o suporte adequado, com a metodologia ideal para as crianças que enfrentam estes obstáculos.

4 – Apoio também aos jovens e adolescentes

Os centros de apoio ao estudo também estão capacitados para auxiliar jovens e adolescentes que já começam a pensar no futuro. Sabemos que este é um momento delicado, e que estes jovens precisam de apoio e suporte especializado.

Por isso, os centros também contam com orientação vocacional cujo objetivo é auxiliar os alunos num processo de autoconhecimento e descoberta da sua vocação. Deste modo é mais simples decidir qual o melhor caminho ou profissão a seguir.

Conhecendo todas essas informações sobre os centros de apoio ao estudo, fica mais simples perceber que o seu papel não se resume somente a uma metodologia de aprendizagem voltada exclusivamente para a melhoria das notas.

Os alunos recebem um suporte completo, que além de prepará-los melhor para os desafios do ensino regular, também os prepara para os desafios da vida. Adultos bem-sucedidos são, antes de tudo, confiantes e seguros de si.

Sendo assim, os pais devem considerar matricular os filhos nos centros tendo em conta os benefícios a longo prazo. Benefícios esses que incluem o seu desenvolvimento pessoal.

amadurecimento, apoio aos estudos, Apoio também aos jovens e adolescentes, Autonomia, centro de apoio aos estudos, centro de estudos, confiança, equipas multidisciplinares, estudar, Intervenção personalizada


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.