Um centro de explicações é muito mais que um local para fazer trabalhos

Um centro de explicações é muito mais que um local para fazer trabalhos

Um centro de explicações pode ser visto como uma ferramenta de apoio a crianças que precisam de ajuda para obter melhores resultados na escola. Além disso, é também um local de apoio aos pais que não têm onde deixar os seus filhos, ou não conseguem apoiá-los a partir de casa.

É importante ter em conta que as crianças na maioria das vezes apenas precisam de ajuda a interpretar os problemas. E, de incentivos para se concentrarem numa matéria e obterem melhores resultados.

Mesmo assim, será que o centro de estudos serve só para fazer os trabalhos de casa?

Centro de explicações: como pode ajudar os seus filhos? 

Um centro de explicações tem um propósito mais lato e abrangente do que unicamente o apoio ao estudo.

Normalmente as crianças quando são inscritas nestes centros acabam por permanecer nos mesmos várias horas do dia. Isso leva a:

  • Conhecer novas pessoas
  • Criação de novas amizades
  • Desenvolvimento de novos conhecimentos
  • Aprendizagem de ferramentas de interação

Apresentamos-lhe 5 razões pelas quais os centros de explicações podem ser uma mais valia para o seu filho tanto a nível educacional como social.

1 – Apoio escolar 

A razão mais óbvia é o apoio escolar. Os maus resultados que as crianças apresentam na escola podem dever-se a faltas de atenção, desconcentração, problemas de interpretação ou até mesmo à dificuldade em compreender determinada matéria.

Nesses casos inscrevê-las numa explicação pode ser o mais vantajoso. Durante algumas horas por semana estas passam a ter apoio qualificado e personalizado ao seu ritmo de aprendizagem. E, podem assim colmatar as dificuldades e obter melhores resultados.

Para além disso, o centro de explicações pode apresentar-se apenas como um apoio para ajudar os seus filhos com os trabalhos de casa e a prepará-los para os testes.

Estes centros estão cada vez mais preparados com equipas multidisciplinares que permitem o estudo de diferentes disciplinas dentro do mesmo espaço.

2 – Apoio Psicológico 

Durante a adolescência os jovens passam por diferentes fases que podem gerar comportamentos menos desejáveis no futuro.

Nestas alturas os jovens têm dúvidas e sentem a necessidade de falar com alguém mas estão pouco à vontade para fazê-lo com os pais.

Temas relacionados com a ansiedades, perturbações de comportamento, consumo de drogas e álcool, bullying e sexualidade são mais facilmente abordados em conversa com um psicólogo.

Existem cada vez mais centros onde é possível marcar consulta com psicólogos e ter este acompanhamento.

3 – Promove o desenvolvimento interpessoal

Os centros de explicações costumam dar apoio a mais do que uma criança ao mesmo tempo.

Mas, desta forma possibilitam o desenvolvimento interpessoal. Isso na medida em que incentivam os jovens a interagirem com outros colegas, promovem a aprendizagem em grupo e a interajuda.

4 – É um espaço de diversão 

Ao relacionarem-se com outras crianças, entre as pausas do estudo ou até mesmo em momentos de estudo em grupo, os seus filhos vão brincar, divertir-se e arranjar novas amizades.

As crianças nestes ambientes estão em contacto com diferentes realidades e contextos. E, em última instância tornam-se mais conscientes dos problemas sociais e aprendem a lidar com a desigualdade.

5 – É um espaço seguro

Muitos pais têm uma carga horária elevada que se torna impossível de conciliar com os horários escolares dos filhos.

Para estes casos os centros de estudo apresentam-se como uma mais valia. Assim os pais sabem que as crianças estão num ambiente seguro e que estão a receber apoio para colmatar as suas dificuldades.

Assim quando as crianças chegam a casa já fizeram os trabalhos e podem aproveitar para estar em família.

Lembre-se os centros de explicações fornecem apoio multidisciplinar e personalizado para o seu filho. Ele poderá aprender, brincar, interagir e criar amizades com outras crianças.

Ainda acha que os centros de estudo só servem para fazer os trabalhos de casa?

apoio escolar, Apoio Psicológico, centro de estudos, Centro de Explicações, desenvolvimento interpessoal, desenvolvimento pessoal, estudar, explicações


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.