7 dicas que vão ajudar o seu filho a perceber como estudar melhor

7 dicas que vão ajudar o seu filho a perceber como estudar melhor

Ajudar os filhos a perceber como estudar melhor é uma tarefa que exige dedicação e paciência por parte dos pais. Força-los a passar horas sentados na cadeira a ler não é uma maneira eficaz de se alcançar esse objetivo.

Primeiro, é importante que os pais levem em consideração a idade dos filhos. Só assim vão poder determinar qual é o seu limite de tempo de concentração. Quanto mais novas as crianças, naturalmente menor será o período em que se conseguem manter concentradas.

Como estudar melhor: 7 dicas que vai querer implementar 

Desenvolver bons hábitos de estudos contribui para melhorar as habilidades cognitivas das crianças.

Considerando este fato, é possível aplicar diversos truques e dicas que irão mostrar ao seu filho como estudar melhor. Apresentamos-lhe 7 dessas dicas para que possa ajudar o seu filho a melhorar nos estudos.

NOTA: Todas as dicas que lhe damos são praticadas por nós no Centro de Estudos.

1 – Definir horários para o estudo

O primeiro passo para ajudar o seu filho a estudar melhor é organizar a rotina da criança. Ou seja, deve verificar os períodos livres e encaixar nos mesmos o tempo dedicado aos estudos.

Criar o hábito de estudar sempre no mesmo horário, além de auxiliar na organização da rotina, vai garantir a melhoria do desempenho e produtividade.

Mais uma vez alertamos em relação ao tempo dedicado, de fato, aos estudos. Respeite o limite de concentração da criança, e jamais a sobrecarregue. Caso contrário, ao invés de ajudar, a mesma poderá ser prejudicada.

2 – Testar os conhecimentos

Outra forma eficaz de demonstrar ao seu filho como estudar melhor é testar os seus conhecimentos. Não adianta ler exaustivamente sobre determinado assunto, sem comprovar se entendeu efetivamente o que foi estudado.

Os pais podem auxiliar os filhos fazendo um quiz, por exemplo, com perguntas sobre a matéria estudada naquele dia. Essa é uma forma dinâmica e proveitosa de reforçar o conteúdo aprendido.

3 – Organize grupos de estudos

Estudar pode ser uma tarefa um tanto entediante, ainda mais para as crianças cheias de energia para gastar. Uma boa maneira de ajudar os seus filhos a estudar melhor é organizando grupos de estudos.

É importante é garantir que não está a criar grupos muito grandes. Isso porque pode acabar por diminuir a concentração, frustrando o seu objetivo.

Se praticado da maneira correta, esta é uma boa tática para incentivar o seu filho a estudar melhor e de forma mais dinâmica.

4 – Quem ensina também aprende

Já percebeu que compreendemos melhor determinado conteúdo quando o explicamos para outra pessoa? Isso realmente acontece, pois o cérebro processa melhor as informações quando elabora uma explicação.

Essa é uma ótima maneira de auxiliar o seu filho nos estudos. Peça para que ele seja o seu “professor por um dia” e lhe explique o conteúdo que foi estudado.

Assim a criança irá organizar todas as informações novas que foram aprendidas, melhorando a sua compreensão.

5 – Exercite o corpo para trabalhar a mente

Está comprovado cientificamente que quem pratica desporto e atividades físicas, além de trabalhar o corpo também trabalha a mente. Isso porque essas atividades contribuem diretamente no fortalecimento das conexões cerebrais.

Dessa forma, o maior estímulo cerebral irá refletir diretamente no aproveitamento do estudo. Além disso irá proporcionar melhoria da memória e do processo de aprendizagem.

Incentive o seu filho a exercitar-se, inscreva-o em alguma atividade extracurricular ligada ao desporto. Os resultados serão muito positivos no que concerne a melhoria da produtividade.

6 – A importância da alimentação

Não é novidade para ninguém os benefícios de se manter uma alimentação saudável. Porém, esses benefícios vão muito além do corpo, e têm influência direta na melhoria do raciocínio.

Garantir que os seus filhos têm uma alimentação equilibrada e saudável irá contribuir também para que estudem melhor.

Invista em alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que auxiliam diretamente no funcionamento do cérebro. Estamos a falar por exemplo de: peixe, carne, nozes, cereais e laticínios.

7 – Persistência é a chave para o sucesso

Existem conteúdos que necessitam de maior esforço e raciocínio para que sejam compreendidos. Isso pode desmotivar os jovens a manterem o foco na rotina de estudos.

Nesses casos, os pais devem exercer o papel de motivadores e incentivadores. Utilize palavras positivas, que estimulem a segurança e confiança nas crianças.

Assim elas estarão preparadas para encarar os desafios além de perceberem como estudar melhor e alcançar todo o potencial para se desenvolverem cada vez mais.

Com todas essas dicas sobre como ajudar seu filho a estudar melhor, os pais vão ficar ainda mais preparados para contribuir na formação e educação dos seus filhos.

aprendizagem, como estudar, Como estudar melhor, ensino, escola, estudar, estudar melhor, grupos de estudo, horários de estudo, métodos de estudo, rotinas


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.