Apoio escolar

7 dicas que vão ajudar o seu filho a perceber como estudar melhor

Ajudar os filhos a perceber como estudar melhor é uma tarefa que exige dedicação e paciência por parte dos pais. Força-los a passar horas sentados na cadeira a ler não é uma maneira eficaz de se alcançar esse objetivo.

Primeiro, é importante que os pais levem em consideração a idade dos filhos. Só assim vão poder determinar qual é o seu limite de tempo de concentração. Quanto mais novas as crianças, naturalmente menor será o período em que se conseguem manter concentradas.

Como estudar melhor: 7 dicas que vai querer implementar 

Desenvolver bons hábitos de estudos contribui para melhorar as habilidades cognitivas das crianças.

Considerando este fato, é possível aplicar diversos truques e dicas que irão mostrar ao seu filho como estudar melhor. Apresentamos-lhe 7 dessas dicas para que possa ajudar o seu filho a melhorar nos estudos.

NOTA: Todas as dicas que lhe damos são praticadas por nós no Centro de Estudos.

1 – Definir horários para o estudo

O primeiro passo para ajudar o seu filho a estudar melhor é organizar a rotina da criança. Ou seja, deve verificar os períodos livres e encaixar nos mesmos o tempo dedicado aos estudos.

Criar o hábito de estudar sempre no mesmo horário, além de auxiliar na organização da rotina, vai garantir a melhoria do desempenho e produtividade.

Mais uma vez alertamos em relação ao tempo dedicado, de fato, aos estudos. Respeite o limite de concentração da criança, e jamais a sobrecarregue. Caso contrário, ao invés de ajudar, a mesma poderá ser prejudicada.

2 – Testar os conhecimentos

Outra forma eficaz de demonstrar ao seu filho como estudar melhor é testar os seus conhecimentos. Não adianta ler exaustivamente sobre determinado assunto, sem comprovar se entendeu efetivamente o que foi estudado.

Os pais podem auxiliar os filhos fazendo um quiz, por exemplo, com perguntas sobre a matéria estudada naquele dia. Essa é uma forma dinâmica e proveitosa de reforçar o conteúdo aprendido.

3 – Organize grupos de estudos

Estudar pode ser uma tarefa um tanto entediante, ainda mais para as crianças cheias de energia para gastar. Uma boa maneira de ajudar os seus filhos a estudar melhor é organizando grupos de estudos.

É importante é garantir que não está a criar grupos muito grandes. Isso porque pode acabar por diminuir a concentração, frustrando o seu objetivo.

Se praticado da maneira correta, esta é uma boa tática para incentivar o seu filho a estudar melhor e de forma mais dinâmica.

4 – Quem ensina também aprende

Já percebeu que compreendemos melhor determinado conteúdo quando o explicamos para outra pessoa? Isso realmente acontece, pois o cérebro processa melhor as informações quando elabora uma explicação.

Essa é uma ótima maneira de auxiliar o seu filho nos estudos. Peça para que ele seja o seu “professor por um dia” e lhe explique o conteúdo que foi estudado.

Assim a criança irá organizar todas as informações novas que foram aprendidas, melhorando a sua compreensão.

5 – Exercite o corpo para trabalhar a mente

Está comprovado cientificamente que quem pratica desporto e atividades físicas, além de trabalhar o corpo também trabalha a mente. Isso porque essas atividades contribuem diretamente no fortalecimento das conexões cerebrais.

Dessa forma, o maior estímulo cerebral irá refletir diretamente no aproveitamento do estudo. Além disso irá proporcionar melhoria da memória e do processo de aprendizagem.

Incentive o seu filho a exercitar-se, inscreva-o em alguma atividade extracurricular ligada ao desporto. Os resultados serão muito positivos no que concerne a melhoria da produtividade.

6 – A importância da alimentação

Não é novidade para ninguém os benefícios de se manter uma alimentação saudável. Porém, esses benefícios vão muito além do corpo, e têm influência direta na melhoria do raciocínio.

Garantir que os seus filhos têm uma alimentação equilibrada e saudável irá contribuir também para que estudem melhor.

Invista em alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que auxiliam diretamente no funcionamento do cérebro. Estamos a falar por exemplo de: peixe, carne, nozes, cereais e laticínios.

7 – Persistência é a chave para o sucesso

Existem conteúdos que necessitam de maior esforço e raciocínio para que sejam compreendidos. Isso pode desmotivar os jovens a manterem o foco na rotina de estudos.

Nesses casos, os pais devem exercer o papel de motivadores e incentivadores. Utilize palavras positivas, que estimulem a segurança e confiança nas crianças.

Assim elas estarão preparadas para encarar os desafios além de perceberem como estudar melhor e alcançar todo o potencial para se desenvolverem cada vez mais.

Com todas essas dicas sobre como ajudar seu filho a estudar melhor, os pais vão ficar ainda mais preparados para contribuir na formação e educação dos seus filhos.