Como preparar o que falta para o início das aulas

Como preparar o que falta para o início das aulas

O regresso às aulas está cada vez mais próximo! Assim se não houver organização por parte dos pais e filhos, esse período pode transformar-se num pesadelo. É comum deixarmos as tarefas do início das aulas para a última hora.

Mas, isso não é uma boa ideia para quem deseja que os filhos iniciem a escola de forma tranquila.

Semanas antes do início das aulas é importante verificar os materiais escolares, as roupas das crianças, além de readaptá-las aos horários escolares e ao regresso ao Centro de estudos.

Para facilitar os preparativos, é importante fazer uma lista com todas as tarefas a serem cumpridas. Aproveite para incluir os seus filhos nesta missão.

Como já estamos a pensar no regresso às aulas, elaborámos 5 dicas essenciais que vão ajudar no planeamento desse período.

Início das aulas: 5 dicas para um regresso mais tranquilo

As férias estão a chegar ao fim. Por isso está na hora de iniciar os preparativos para voltar à escola. Conheça as nossas 5 dicas para organizar a nova rotina.

1 – Verifique os materiais escolares

Essa é uma tarefa fundamental antes do regresso às aulas. Verifique, juntamente com o seu filho, os materiais que ele já tem e que ainda estão em bom estado. Verifique também o que deverá ser substituído.

Reaproveite o que for possível, e faça uma lista dos novos itens a serem comprados. Fique atenta para conseguir poupar e aproveitar ao máximo as promoções que costumam surgir nesse período.

Afinal, poupar no regresso às aulas também é importante.

2 – Readaptação da rotina

Durante as férias, a rotina das crianças é alterada. Voltar aos horários escolares pode ser uma tarefa difícil se não começar a readaptá-los com antecedência.

Pelo menos uma semana antes do início das aulas, estabeleça horários que tenham como objetivo promover a rotina que está prestes a começar. Defina bem os horários para dormir e acordar.

Uma noite de sono bem dormida é fundamental para um bom desempenho escolar. Isso porque o corpo e a mente necessitam de repouso, principalmente quando falamos de crianças e jovens.

3 – Trabalhe o psicológico

O início da escola pode não ser tão empolgante para os mais pequenos, e gerar até certa apreensão.

Os pais devem estar atentos aos sinais de insegurança, e trabalhar de forma a incentivar e fortalecer a autoestima dos filhos.

O diálogo é primordial neste momento. Enfatize alguns pontos positivos, como rever os amigos, novas brincadeiras e as experiências que estão por vir.

Dessa forma, as crianças vão sentir-se mais seguras e entusiasmadas para o início das aulas.

4 – Implemente gradativamente a rotina de estudos

É comum que nas primeiras semanas de aulas os jovens demorem a estabelecer novamente o ritmo de estudos. Para evitar a acumulação de matérias, programe e defina horários antes mesmo das aulas começarem.

Não os sobrecarregue nas férias, afinal, eles também precisam de descansar. Porém é importante reintroduzi-los aos horários de estudo.

5 – Compartilhe os preparativos com os seus filhos

Permitir que as crianças participem de todos os preparativos do início das aulas é muito importante.

Fazer com que organizem os materiais e a mochila, escolham as roupas ou lanche, é uma ótima oportunidade para mostrar a importância da organização.

Atribua tarefas que devem ser cumpridas, pois assim está a ajudar no desenvolvimento do hábito da responsabilidade e planeamento.

Além disso, a participação dos mesmos irá tornar o início das aulas em mais um momento em  família.

Despedir-se das férias e do verão não é nada fácil, porém é necessário. Para que essa transição seja feita de forma calma e tranquila, e sem grandes imprevistos, coloque essas dicas em prática.

E lembre-se, o mais importante é garantir que os seus filhos estejam preparados e motivados para encarar o novo ano letivo.

E, se enquanto mãe precisa de descomplicar e organizar-se melhor, também a podemos ajudar! Dia 28 de setembro vai acontecer o Workshop “Organização descomplicada para mães”! Vai perder?

autoestima, escola, hábitos de estudo, início da escola, início das aulas, materiais escolares, poupar no regresso às aulas, preparativo, promoções, regresso à escola, regresso às aulas, rotina de estudos, voltar à escola


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.