Dicas de organização para pais e filhos

Dicas de organização para pais e filhos

Sabia que manter uma rotina e uma boa organização gera maior produtividade no dia a dia e melhor aproveitamento do tempo?

Quem tem filhos sabe da dificuldade de manter a casa e a rotina organizadas. O desafio torna-se ainda maior para pais que têm dois, três ou mais filhos. Porém, na maioria das vezes, o maior empecilho para se manter a ordem é a falta de planeamento.

Na correria do dia a dia, resta pouco tempo para se planear e trabalhar métodos que facilitem a organização da família. A consequência disso é uma rotina que pode tornar-se stressante e desgastante para toda a família.

Não consegue pensar no que pode ser feito para melhorar a organização da sua casa? O seu filho não sabe como organizar as coisas para trazer para o centro de estudos? Calma! Elaboramos algumas dicas que pode colocar em prática no seu dia a dia. Conheça-as de seguida.

Organização: 5 dicas de vão melhorar a rotina da sua família

É comum conhecermos pessoas que se intitulam como desorganizados com orgulho, como se isso fizesse parte da sua personalidade. A verdade é que a organização é um hábito que se aprende e cultiva desde cedo.

Ou seja, é importante que os pais demonstrem aos filhos as vantagens de se manter um ambiente e uma rotina organizados. E, para que isso aconteça é preciso incutir-lhes desde cedo uma quota parte de responsabilidade.

Está comprovado que conseguimos pensar e trabalhar de forma mais eficiente quando as coisas estão organizadas.

1 – Os pais como exemplo de organização

Conforme mencionamos anteriormente, os pais têm um papel fundamental no ensino de princípios de organização aos filhos. É através da observação que os mais pequenos começam a desenvolver hábitos saudáveis para se tornarem adultos organizados.

Por isso, os pais devem servir de exemplo aos filhos. Planear uma rotina com distribuição de tarefas é um ótimo começo e é muito simples de ser feito.

Inclua os seus filhos nessa rotina, atribuindo-lhes pequenas tarefas que irão contribuir para tornar a casa e a vossa rotina mais organizada.

2 – A organização pode se tornar uma brincadeira

Sabe quando chega aquele dia em que precisamos tirar tudo do armário para organizá-lo? Esse costuma ser o terror tanto dos pais quanto dos filhos. E porquê? Porque aparentemente é uma tarefa entediante. E que tal tornar este momento lúdico e prazeroso?

Pode pedir ao seu filho que crie etiquetas coloridas para identificar os espaços dos armários. Ou criar um jogo para ver quem organiza as roupas na gaveta correta em menos tempo.

Dessa forma, além de partilhar um momento agradável em família, estará a ensinar métodos de organização ao seu filho.

3 – Cada um deve ser responsável pelo seu espaço

Em relação aos espaços comuns da casa, é importante que toda a família participe da sua arrumação. Porém, quando se trata dos espaços e objetos individuais é importante que cada um seja responsável pelos mesmos.

É interessante que os pais analisem os quartos dos filhos, de modo a assegurar que brinquedos, livros e roupas estão guardados no local correto. Se os objetos ficarem espalhados pela casa, não os guarde por eles.

Ensine os seus filhos, desde cedo, que devem ser responsáveis pela organização dos seus pertences pessoais.

4 – Invista em acessórios para acomodar os objetos

Para facilitar a rotina de organização, deve investir em acessórios que otimizem os espaços. Caixas e compartimentos podem ser ótimas soluções para criar novos espaços para arrumação quando os armários já estão cheios.

Isso é importante, inclusivamente, para garantir a segurança das crianças. Objetos espalhados pela casa ou mal armazenados podem causar acidentes.

5 – Organização é questão de bons hábitos

Para que pais e filhos adotem a organização como parte da rotina, é necessário antes praticar para criar este hábito. Assim, com o tempo, comportamentos organizacionais vão surgir naturalmente.

Aplique essas dicas e cultive estes hábitos junto aos seus filhos. Afinal a organização é uma virtude que traz muitos benefícios tanto na vida pessoal como profissional.

Se quiser perceber melhor como se organizar, no dia 28 de setembro iremos ter um Workshop de organização em parceria com a “Maternidade Descomplicada”. Pode ver o programa e como se inscrever através do site.

bons hábitos, objetos, organização, responsabilidade, ser organizado, ser responsável


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.