Dicas simples para poupar no regresso às aulas

Dicas simples para poupar no regresso às aulas

Com o fim das férias e início de mais um ano letivo, muitos pais começam a preocupar-se com a compra do material escolar. Para famílias que têm mais de um filho na escola, essa tarefa pode tornar-se um verdadeiro pesadelo para o orçamento. Assim, saber como poupar no regresso às aulas é fundamental.

De entre os itens necessários, além do material escolar, muitas vezes encontram-se peças de vestuário e calçados novos. Assim, se os pais não souberem organizar-se, poderão gastar muito mais que o necessário.

Para evitar que isso aconteça, e para perceber como poupar no regresso às aulas, existem algumas dicas que certamente irão ajudar.

Regresso às aulas: 8 dicas a ter em consideração para poupar

Poupar no regresso às aulas e ao centro de estudos não é nenhuma missão impossível. Através de dicas simples e planeamento, é possível comprar todo o material necessário, sem prejudicar o orçamento.

1 – Faça uma lista com os materiais necessários

Fazer uma lista do que deverá comprar pode parecer irrelevante, mas irá ajudar a poupar no momento da compra.

Isso porque se for às compras sem antes determinar o que é preciso, terá grandes hipóteses de gastar mais do que o necessário.

Faça uma lista detalhada com todos os itens e materiais necessários para este ano letivo. Dessa forma irá gastar de forma mais consciente, adquirindo somente o que for preciso.

2 – Delimite o valor máximo que pretende gastar

Tendo a lista de materiais na mão é mais fácil estimar a quantia que terá que despender. Determinar um limite máximo de gastos é uma ótima estratégia para não estourar o orçamento.

Isso também irá motivar a encontrar alternativas mais baratas quando for às compras.

3 – Reaproveite materiais dos outros anos

Uma forma bastante eficaz de se poupar no regresso às aulas é fazer um inventário dos materiais que os seus filhos já têm.

Antes de ir às compras, separe um dia com os pequenos para verificar os armários e decidir o que pode ser reaproveitado.

Materiais com maior durabilidade como mochilas, estojos, réguas e até canetas podem ser reutilizados por mais de um período letivo. Fazer esta tarefa junto com os seus filhos irá ensiná-los a poupar desde cedo.

4 – Organize grupos de trocas

Uma coisa é certa! Não é a única pessoa que deseja poupar na hora da compra do material escolar. Já que a união faz a força, que tal juntar-se a outros pais e organizar grupos para trocar materiais?

Pode trocar livros escolares com alunos mais velhos e que já se encontrem noutros anos, ou até mesmo roupas que já não lhes servem.

Dessa forma poderá economizar e auxiliar os outros pais da sua comunidade.

5 – Pesquise os preços

Muitas vezes, para facilitar a tarefa de comprar o material escolar, acabamos por comprar todos os itens no mesmo lugar. Se quiser poupar, não faça isso.

Pesquisar os preços é fundamental para escolher a opção mais em conta.

Muitas vezes é possível encontrar produtos até 13% mais baratos em lojas online, quando comparados às lojas físicas.

Portanto, deixe a preguiça de lado e pesquise no maior número de lojas possível.

6 – Não deixe as compras para a última hora

Essa dica faz parte do planeamento prévio. Não opte por comprar os materiais todos de uma vez. Aprenda antes a fazer orçamentos e fique de olho nos saldos.

Nessa época é comum as lojas anunciarem promoções e saldos, e se já fez uma pesquisa de preços anteriormente, irá saber quais são as melhores ofertas.

Portanto, comece planear e fazer as compras com antecedência, essa é uma ótima maneira de se poupar no regresso às aulas.

7 – Aposte nas marcas brancas

Comprar os materiais na companhia dos filhos pode ser uma tarefa difícil, especialmente para o seu bolso.

As crianças tendem a escolher os produtos mais caros, que possuam os seus personagens favoritos, e nessa hora não é nada fácil ter que dizer “não” aos mais pequenos.

Por isso é importante conversar com os seus filhos, e chegarem a um acordo. Pode ceder e comprar um item que ele mais deseja, e investir em marcas brancas no restante material escolar.

Lembre-se sempre de avaliar a qualidade e durabilidade dos produtos antes de comprar.

8 – Não se esqueça de pedir a fatura

As despesas de educação podem ser deduzidas na declaração do IRS. Dessa forma, é importante pedir a fatura com NIF no momento da compra do material, o que certamente irá ajudar a poupar neste início de ano letivo.

Como pode ver é possível poupar na compra do material escolar. Ao seguir estas dicas irá ser mais fácil aprender a poupar no regresso às aulas! E, certamente o seu bolso irá agradecer.