Diferentes formas de estudar: já conhece o método 70 20 10

Diferentes formas de estudar: já conhece o método 70 20 10

Estudar é uma atividade que faz parte de boa parte das nossas vidas, seja por prazer em adquirir novos conhecimentos, ou por necessidade. E por isso, cada um desenvolve formas de estudar de acordo com as suas habilidades e tempo disponível.

Entretanto, mesmo que estudar seja uma tarefa individual (a não ser que o seu filho esteja num centro de estudos), existem algumas metodologias e técnicas que certamente o podem ajudar. O método 70 20 10 é uma das metodologias que proporciona resultados bastante positivos.

Já ouviu falar nesta metodologia em alguma escola? Não? Então perceba tudo neste guia com todas as dicas para aprender a aplicar este método eficiente de estudo.

Formas de estudar: O que é e como funciona o método 70 20 10

O método 70 20 10 é uma metodologia de aprendizagem desenvolvida na década de 1990 pelos professores norte-americanos Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte.

Essa estratégia foi criada com o intuito de otimizar e expandir as metodologias de aprendizagem convencionais. Isto porque as mesmas consistem basicamente em leitura e aulas expositivas.

Os seus criadores perceberam que para que um indivíduo desenvolva todo o seu potencial, é preciso estimulá-lo. E, esse estímulo deve ser feito através de uma mistura de diferentes tipos de abordagens. Desse modo acaba por criar um terreno fértil de aprendizagem.

Mas como tudo funciona?

O método 70 20 10 propõe que o tempo dedicado aos estudos seja dividido em diferentes formas de atividades. E, cada qual terá uma proporção específica. Aplicando essa prática, a qualidade da aprendizagem seria aprimorada atingindo o seu auge de produtividade.

1 – 70% de aprendizagem a partir de experiências próprias 

De acordo com os criadores da metodologia, o ideal é que 70% da aprendizagem de um indivíduo seja proveniente da sua experiência pessoal. Ou seja, da prática.

É através dos desafios cotidianos, rotinas, responsabilidades e ter que lidar com situações não planeadas que adquirimos conhecimentos de forma mais eficaz. O conhecimento é aperfeiçoado a cada experiência desafiadora vivida no dia a dia.

2 – 20% de aprendizagem com os outros 

A proposta do método indica que 20% da aprendizagem deve resultar da interação direta com outros indivíduos. Essa interação dá-se através da observação, feedbacks, críticas construtivas e trabalho de grupo.

Esse tipo de interação pode, inclusive, expandir-se para o ambiente virtual. Isso é possível através de fóruns e comunidades que proporcionam a troca de ideias e experiências entre os seus participantes.

3 – 10% de aprendizagem convencional

Apesar de o método propor uma nova forma de estudar e aprender, não quer dizer que os seus criadores estivessem a colocar de parte os métodos formais. Assim, 10% da aprendizagem deve ser proveniente dos métodos tradicionais.

Participar de aulas expositivas, cursos, workshops e palestras também é importante e contribui para a formação e capacitação de qualquer pessoa.

Essa é a forma de divisão proposta pelos criados do método 70 20 10. Mas, é muito importante destacar que estas três formas de abordagem devem ser trabalhadas de forma integrada.

Ou seja, para que o método seja realmente eficiente, não adianta aplicá-las de forma isolada. A essência dessa forma de aprendizagem é que quem a pratica absorva conhecimentos tanto da maneira convencional quanto de meios informais.

É interessante observar também que esse modelo de desenvolvimento não foi criado para ser aplicado com rigidez. Isso iria contra a sua própria essência.

Pelo contrário, a intenção é mostrar que a aprendizagem é composta por um complexo conjunto de metodologias.

Enfim, o método 70 20 10 é uma das formas de estudar que permite aprender de forma significativa e inovadora. Além disso faz com que aquele que o pratica encontre soluções criativas e proativas seja para problemas académicos ou profissionais.

Resumidamente este é um método que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode implementar.

aprender, aprendizagem, estimular a aprendizagem, estudar, experiências, Formas de estudar, grupos de estudo, interação, método 70 20 10, métodos de aprendizagem


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.