Como desenvolver a educação de uma criança na era digital

Como desenvolver a educação de uma criança na era digital

Verdade seja dita que desenvolver a educação de uma criança nesta era digital, não é simples.

Basta na grande maioria das vezes alguns scrolls no Facebook ou mesmo no Instagram, para nos depararmos com fotografias de vidas perfeitas, de férias de sonho, de crianças sempre bem vestidas e bem-comportadas.

Mas, será que essa é a vida real? Será que estas mães que expõem a sua perfeição online têm realmente crianças super educadas, que não se sujam a comer nem fazem birras a torto e a direito?

A educação não é igual para todos, já que cada família faz aquilo que acha ser o mais correto para a felicidade dos seus filhos. E, tendo sempre em conta as suas capacidades.

Assim, e porque sabemos que não existem famílias perfeitas, hoje partilhamos consigo algumas dicas muito simples que vão ajudar na educação das crianças numa era digital.

Educação: Existem formas de não stressar com o que vê online

Educar um filho na era digital não é simples. Podemos pesquisar sobre tudo online, e muitas vezes damos com respostas muito diferentes das que tomávamos como corretas.

Então, hoje resolvemos ajudar. Conheça algumas formas de não stressar relativamente à educação dos seus filhos com tudo aquilo que vê na internet.

1 – A comparação é tóxica

É tão simples compararmo-nos com outras famílias. Tal como dissemos, uns minutos no Instagram são suficientes para questionarmos toda a nossa vida.

Muitas vezes acabamos a perguntar como é que aquelas pessoas, aparentemente normais, conseguem ter uma vida perfeita. Como é que conseguem conciliar trabalho, casa, família e ainda ter tempo para ir de férias ou estar presente em diversos eventos sociais.

A realização deste tipo de comparação, não vai ajudar em nada na educação das crianças, nem mesmo na harmonia familiar.

Então, o primeiro conselho que lhe deixamos é que deixe de fazer comparações com outras pessoas. Acredite quando lhe dizemos que vai ficar a ganhar se evitar comparar a sua vida com algo que neste momento não tem.

2 – Só vou ser feliz Se…

O “se” é talvez uma das palavras mais tóxicas e com um poder de derrubar sonhos que pode existir no nosso vocabulário. “Eu só vou ser feliz se…”, “Eu só vou ali se…”, “Eu só compro isto se…”, “Eu só te deixo fazer isto se…”…

O se é uma condicionante na nossa vida. Não podemos de forma alguma condicionar aquilo que desejamos só porque estamos dependentes de outras pessoas.

Na educação dos seus filhos, não devem haver “se”. Os pais têm o dever de fazer aquilo que julgam ser o melhor.

E, não preencha a sua vida com estas condicionantes. Acredite no que lhe dizemos.

3 – A era digital é uma era como qualquer outra

Esta é uma época pautada essencialmente pela facilidade de comunicação, e facilidade na forma como podemos ver e ouvir coisas que não gostamos.

Contudo, é uma época como qualquer outra. Uma altura em que devemos educar os nossos filhos de forma a que eles não se sintam frustrados com a vida perfeitas das outras pessoas ou mesmo com os brinquedos ou gadgets que os outros meninos têm na internet.

O nosso trabalho é educá-los para que sejam crianças felizes e plenamente conscientes das suas capacidades. Tudo o resto vem com tempo.

educação, educar, era digital, facebook, instagram


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.