Estratégias a considerar para uma melhor gestão de tempo

Estratégias a considerar para uma melhor gestão de tempo

A rotina moderna transformou o tempo no bem mais valioso da nossa vida. E, isso é especialmente verdade para as mulheres, que precisam se desdobrar no papel de mães, esposas e profissionais. Porém, ter uma boa gestão de tempo pode fazer com que uma rotina frenética se torne mais calma e tranquila.

Saber gerir e organizar o seu tempo, é uma peça fundamental para o alcance do equilíbrio profissional e pessoal.

Para isso não existe uma fórmula milagrosa. Mas é preciso planeamento e disciplina para adequar os seus horários e compromissos de forma a criar uma rotina saudável.

Aplicar algumas estratégias no seu dia a dia pode ajudar na gestão de tempo.

E a pensar nisso, elaboramos 7 dicas que serão fundamentais para que possa gerir melhor a sua rotina. Descubra-as de seguida!

Gestão de tempo: 7 dicas para o gerir melhor

Ao aplicar as estratégias de gestão de tempo, é importante ter em mente que, apesar das obrigações como trabalho, maternidade e vida em família, é extremamente importante reservar um tempo só para si.

Vamos demonstrar que com algumas regras simples aplicadas na rotina, o seu tempo será muito melhor aproveitado.

1 – Planeamento

Pode até parecer que essa dica se tornou cliché de tanto que já foi reforçada, mas é verdade. Sem o devido planeamento, qualquer rotina pode se tornar um caos!

O primeiro passo é então planear os seus horários, utilizando por exemplo uma agenda.

Nela devem estar incluídas e organizadas as tarefas diárias como levar e buscar os filhos à escola, quantas horas ficará no escritório, e o tempo livre que ainda terá. É importante ter essa noção do tempo que tem ocupado e do tempo livre.

Dessa forma irá conseguir gerir melhor a rotina, e fazer face aos compromissos diários, bem como aqueles esporádicos ou imprevistos.

2 – Não procrastine 

Existem tarefas que de início não são urgentes. Mas devido à procrastinação acabam por se tornar urgentes, pois foram deixadas para a última hora.

Sabe aquele trabalho ou apresentação do seu filho, em que é preciso comprar materiais e roupas? Ou então ir ao supermercado comprar os produtos que já estão quase a acabar?

Por que não cumprir essas tarefas assim que surgir o primeiro tempo livre? Não deixe de concluir atividades simples sempre que as mesmas surgem. Porque além do stresse dificilmente conseguirá completá-las da maneira mais proveitosa.

Não procrastinar irá garantir que não haja um acumulo de tarefas, e por consequência estará a fazer uma melhor gestão de tempo.

3 – Combine duas ou mais atividades ao mesmo tempo

As mulheres são conhecidas pela sua capacidade multitasking. Talvez devido à rotina mais atribulada, mas o fato é que as mulheres provam que é possível realizar várias atividades ao mesmo tempo sem haver sobrecarga.

Quer um exemplo? Sabe aqueles minutos intermináveis que passa na passadeira do ginásio?   Que tal aproveitar esse tempo e ouvir um podcast sobre um tema que queira?

Dessa forma estará a realizar duas tarefas, acabando por aproveitar melhor o seu tempo.

4 – Passe menos tempo nas redes sociais

Da mesma forma que as tecnologias podem ser grandes aliadas na gestão de tempo, se não as utilizar com cautela elas podem levar a um desperdício enorme de tempo. Assim, é preciso saber selecionar os conteúdos produtivos dos não produtivos.

Redes sociais costumam consumir um precioso tempo da sua rotina, e na maioria das vezes apresentam conteúdos que não agregam valor. Calma! Não estamos a dizer para abolir as redes sociais da sua vida, mas sim para controlar melhor o tempo gasto com essa atividade.

O importante é não deixar que o tempo que passa conectada afete o desenvolvimento de outras tarefas do dia.

5 – Delegar tarefas

As mulheres querem carregar o mundo nas costas, e assumem responsabilidades da casa e família, além da carreira e trabalho. Esse tipo de atitude pode ser muito prejudicial na dinâmica familiar.

Se está a agir dessa forma é hora de repensar e delegar atividades aos outros membros da família. Pense na sua família como uma equipa, em que cada um tem um papel a desempenhar para a manutenção da rotina doméstica.

Além de permitir que não se sobrecarregue de atividades, estes momentos podem ser boas oportunidades para unir ainda mais a família.

6 – Estabeleça metas para conclusão das tarefas

Podemos dizer que essa dica complementa a não procrastinação, e é uma ótima ajuda para uma melhor gestão de tempo.

Se tem uma tarefa que precisa ser realizada, é interessante estabelecer um prazo limite para a sua conclusão.

Dessa forma ficará mais atenta em relação ao que deverá ser feito. Além de não correr o risco de perder o prazo por ter estado a procrastinar.

7- Respeite o seu limite 

Um dos erros mais comuns cometidos por quem está atarefado, e que contribui para desordenar a rotina, é não respeitar o seu limite.

Deve compreender quando está sobrecarregada e não tomar mais responsabilidades para si.

Às vezes pode surgir um imprevisto com um amigo ou familiar que pode precisar da sua ajuda. Mas esteja atenta para que isso não comprometa a sua rotina. É preciso priorizar o seu tempo, e saber dizer não quando necessário. Não há nada de mal nisso.

Com essas dicas de como ter uma melhor gestão do tempo será capaz de trazer ordem novamente para sua vida. Não se esqueça de aproveitar sempre o tempo de lazer e dedique-se a coisas que a fazem feliz.

Se além destas dicas de gestão de tempo quer ter mais conhecimentos sobre organização e como organizar a casa de forma a ter mais tempo livre, no dia 28 vamos promover um Workshop de Organização. Fale connosco e esclareça as suas dúvidas.

conclusão de tarefas, delegar tarefas, dinâmica familiar, equilíbrio emocional, famíla, gerir tempo, gestão de tempo, Procrastinar, responsabilidade, rotina familiar, tarefas


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.