Como explicar às crianças o significado do natal

Como explicar às crianças o significado do natal

O período do Natal encanta adultos e crianças com as decorações temáticas, as lendas e histórias do Pai Natal, as suas renas, duendes e prendas. Os pequenos, em especial, ficam ansiosos para ganhar presentes. Esse é o conceito mais difundido na sociedade ocidental sobre o significado do Natal.

Muitas vezes, devido ao consumo exagerado, que também marca esta época do ano, os valores reais e o verdadeiro significado do Natal passam despercebidos.

Assim, perde-se a oportunidade de ensinar às crianças sobre o verdadeiro espírito natalício. Esse envolve ações e valores que devem ser trabalhados o ano todo e, inclusive, contribuem na formação do caráter.

Por que não aproveitar o início das festividades em família e explicar aos pequenos o verdadeiro significado do Natal? Para ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas sobre o que é importante conversar com os miúdos.

Nós no centro de estudos vamos também fazer a nossa parte nessa tarefa.

Significado do natal: O que é verdadeiramente importante nesta época?

É claro que deve mimar as crianças, e dar-lhes os tradicionais presentes de natal. Entretanto, é importante conversar e explicar-lhes que esta data tem um significado que vai muito além do que o dinheiro pode comprar.

Apesar de ser uma data que na sua essência está ligada à religião, os valores que o Natal expressa e simboliza são universais. Por isso podem e devem ser repassados principalmente às crianças.

1 – Caridade e solidariedade

Quando vemos a mesa preparada para um banquete, e a árvore de Natal cheia de presentes, nem nos damos conta que muitos não têm sequer o que comer.

Então que tal mostrar aos pequenos que eles podem contribuir para melhorar a vida de outros mais necessitados? Explique às crianças a importância de se dividir as coisas materiais. Separem alguns brinquedos e roupas que já não usam e faça uma doação.

Dessa forma, além de demonstrar às crianças como é importante ser solidário, estará a ajudar diretamente alguém que precisa.

2 – Amor e gratidão

O amor é o sentimento que reina nessa época do ano, mas que deve ser lembrado durante todos os outros dias. Demonstre sempre este sentimento, e explique a importância de um gesto de carinho com quem mais gostamos.

Não se esqueça também de agradecer pelas coisas que mais importam, como a saúde, ter um lar, ter como se alimentar, e todas as coisas boas que tem na sua vida. Demonstre aos seus filhos que há motivos para serem gratos durante o ano todo.

3 – Valorizar a família e pessoas queridas

O Natal celebra também a comunhão familiar, portanto não exclua os pequenos deste momento. Preparem a ceia e as decorações juntos, e criem momentos e lembranças felizes que serão levadas ao longo da vida.

Ter uma família unida em que todos se apoiam uns aos outros é um privilégio que deve ser valorizado, celebrado e ensinado desde cedo.

4 – Bondade e honestidade

Num mundo em que vemos cada vez mais maldade, é fundamental ensinar aos miúdos que devem sempre agir com bondade e honestidade.

Independente das pessoas que nos magoam ao longo da vida, não devemos nunca retribuir com rancor e vingança.

Ser bom significa ter empatia com o próximo, apesar das diferenças e discordâncias. Devemos combater a maldade crescente ensinando as futuras gerações que as suas atitudes e ações devem ser sempre voltadas para o bem.

E é claro, não adianta explicar tudo isso aos pequenos e não trabalhar essas ações ao longo do ano, e ao longo da vida. Os pais devem ser o maior exemplo da importância do verdadeiro significado do natal.

Portanto, ensinar o significado dessa época especial é relembrar os sentimentos, valores e significados que devem ser trabalhados sempre.

Amor e gratidão, arvore de natal, Bondade e honestidade, Caridade e solidariedade, época natalícia, pai natal, presente, presentes, Significado do natal, valores de natal, valorizar a familia


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.