Férias de Natal - A importância de afastar os miúdos da tecnologia

Férias de Natal – A importância de afastar os miúdos da tecnologia

Estamos a menos de um mês das férias do natal! E o que é que isso quer dizer? Bem, resumidamente quer dizer que os jovens e adolescentes vão ter demasiado tempo livre e poucas atividades para fazer.

Não estamos a dizer que ter tempo livre seja mau… O que queremos efetivamente dizer é que pode não ser uma boa opção para muitos pais. Porquê? Passamos a explicar.

Férias de natal: A tecnologia faz parte da nossa vida

Estamos numa época em que praticamente todas as crianças e adolescentes estão conectadas à internet. A grande maioria tem um smartphone e um computador, e por norma o smartphone de qualquer pessoa entre os 10 e os 18 anos tem as seguintes aplicações:

  • WhatsApp
  • SnapChat
  • Instagram
  • Facebook
  • Facebook Messenger
  • Jogos variados (pelo menos 3 ou 4)

E estas são só aquelas que são comuns a rapazes e raparigas. Porque se formos depois especificar, no caso dos rapazes existem duas apps que são as mais “críticas”: Youtube e Twitch.

Sim, muitos pais não sabem sequer que existe uma app designada por Twitch. De forma resumida é quase um canal do Youtube mas com pessoas a transmitir em tempo real.

Assim sendo, quando os adolescentes estão de férias de natal, vão estar muito mais tempo em casa. E isso significa duas coisas distintas: vão ficar a dormir até tarde e, quando acordarem vão ficar de olhos vidrados num smartphone, num computador ou na TV.

E isto vai ser a realidade de milhares de famílias neste natal (ou em qualquer outro período de férias). A questão primordial é que muitos pais já antecipam esta situação e ficam preocupados.

Não estamos obviamente a dizer que deva tirar o acesso à tecnologia aos jovens. O que estamos a dizer é que existem vários problemas adjacentes a uma utilização abusiva de tecnologia. Por isso, nada melhor do que evitar o abuso de utilização da mesma este natal.

Principais problemas associados ao uso excessivo de tecnologia

A grande maioria dos jovens nasceu a saber mexer num smartphone. E isto é a realidade dos nossos dias e não pode ser alterada, e vemos esta quesão todos os dias no Centro de Estudos.

Mas, a mesma está a evoluir tão rapidamente que não é tão incomum quanto isso ouvirmos constantemente queixas de pais preocupados que não sabem mais o que fazer.

Mas, pior do que tudo é que a utilização excessiva da tecnologia pode ter consequências mais graves, nomeadamente:

  • Demasiado tempo gasto a navegar na internet
  • Desconexão do mundo real
  • Fraca sociabilização
  • Aumento da possibilidade de introversão
  • É uma forma de fugir aos problemas
  • Refúgio para as dificuldades do dia a dia

Estes são só alguns dos principais problemas que podem ocorrer devido ao excesso de utilização da internet.

Assim sendo, como se precaver? É simples. O seu filho deve ter atividades para fazer nas férias de natal.

A pedido de muitos pais e encarregados de educação, neste Natal temos também atividades a pensar nos mais velhos. Desta forma, os pais conseguem garantir que os seus filhos não vão passar o período festivo agarrados às tecnologias.

Neste natal afaste os miúdos da tecnologia, acredite que a longo prazo vai estar a fazer o melhor por eles!

 

atividades extracurriculares, érias de natal, excesso de utilização da internet, férias, férias da páscoa, férias de verão, férias sem tecnologia, internet, problemas, técnologia, uso em excesso


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.