5 ferramentas organizacionais que podem ajudar o seu filho a estudar melhor

5 ferramentas organizacionais que podem ajudar o seu filho a estudar melhor

Manter uma rotina de estudos bem planeada e organizada não é uma tarefa muito simples. Provavelmente muitos pais certamente já tiveram que lidar com esse tipo de problema em relação aos filhos. Porém, existem métodos e até mesmo tecnologias capazes de auxiliar na melhoria dos estudos. São as chamadas ferramentas organizacionais e são cada vez mais usadas na escola.

Essas ferramentas consistem em recursos aplicados ao planeamento dos estudos e que são capazes de aperfeiçoá-lo. Conheça agora 5 ferramentas organizacionais para ajudar o seu filho a estudar melhor, independentemente de estar ou não num centro de estudos.

Ferramentas organizacionais: 5 recursos a explorar

Ser uma pessoa organizada não é uma característica que surge naturalmente. Pelo contrário, é necessário hábito e dedicação para desenvolver tal habilidade. E, esse é o principal motivo pelo qual as crianças devem ser ensinadas desde cedo sobre organização.

Em relação aos estudos será necessário um pouco mais de esforço e determinação. Porém os pais podem contar com algumas ferramentas organizacionais que vão ajudá-los neste desafio com os pequenos. Conheça algumas dessas ferramentas de seguida.

1 – O método Kanban

Provavelmente já deve ter utilizado deste método sem se ter dado conta disso. O método Kanban – palavra que deriva do japonês e significa “cartão” – consiste basicamente na elaboração de fichas que correspondem a:

  • A fazer
  • Em andamentos
  • Concluídas

Cada ficha deverá ter uma categoria e cor diferente, e as tarefas a serem desenvolvidas vão estar representadas por uma destas fichas.

Este método de organização já é bastante tradicional e conhecido, auxiliando na melhoria da produtividade e agilidade para realização de atividades.

2 – Mapas mentais

Os mapas mentais também são ferramentas organizacionais comumente utilizadas. Consistem na elaboração de diagramas que ilustram e interligam informações sobre determinado conteúdo.

É considerada uma técnica extremamente eficiente para melhoria da memorização e desenvolvimento da aprendizagem. A par disso existem apps que facilitam ainda mais a criação dos mapas mentais.

3 – Método SQ3R

O nome pode fazê-lo parecer complexo, porém este método é simples. O mesmo é ideal para quem ainda está a dar os primeiros passos em termos de organização.

Essa metodologia é aclamada por especialistas na neurociência cognitiva, e a sua sigla tem origem em algumas palavras do vocabulário inglês:

  • Survey (Examinar/Pesquisar) – Pesquisar previamente o tema
  • Question (Perguntas) – Elaborar perguntas sobre o assunto e respondê-las
  • Read (Leitura) – Ler o conteúdo após ter feito a pesquisa, perguntas e respostas
  • Recite (Recitar) – Explicar para si mesmo o que entendeu do assunto estudado
  • Review (Revisar) – Rever o conteúdo aprendido

4 – Podcasts

Os recursos tecnológicos podem contribuir e muito como ferramentas organizacionais. Os podcasts são um ótimo exemplo disso, e podem funcionar de duas maneiras.

A primeira consiste em procurar podcasts que abordem conteúdos relacionados aos temas de estudos. Assim, ele poderá aproveitar as mais diversas ocasiões para aprofundar a temática. Isso porque basta um telefone e uns fones para acompanhar a explicação.

Outra maneira bastante eficiente é produzir um podcast. Essa pode ser uma forma divertida das crianças estudarem. E, o melhor de tudo é que os pais também podem participar. Peça ao seu filho para explicar determinado conteúdo que foi estudado, enquanto grava a explicação.

Ele pode, inclusivamente utilizar a gravação como forma de rever o tema posteriormente, por exemplo.

5 – Agenda 

Talvez o mais tradicional de todos os métodos, porém muitas vezes esquecida. A agenda é considerada uma ferramenta organizacional extremamente eficiente (eu não vivo sem agenda).

Nela é possível visualizar todo o planeamento diário de tarefas, a fim de melhorar a produtividade e otimizar o tempo dedicado aos estudos. Os pais podem optar por agendas físicas de papel, ou virtuais, através de programas e aplicações.

Se quer ajudar o seu filho a estudar melhor, escolha uma ou mais ferramentas organizacionais para ele utilizar no dia a dia, acredite, as mesmas fazem toda a diferença.

 

agenda, estudar, estudar melhor, estudos, Ferramentas organizacionais, mapas mentais, método Kanban, Método SQ3R, organização, podcast


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.