Porque a filosofia para crianças é uma forma de melhorar competências internas

Porque a filosofia para crianças é uma forma de melhorar competências internas

Quando se fala de filosofia para crianças, a verdade é que a grande maioria dos adultos acaba a pensar nas aulas de filosofia que se davam na escola.

Muitos, associam ainda a prática da filosofia a algo tão subjetivo como a “Alegoria da Caverna”.

Mas, a grande maioria não entende, que este tipo de atividades para as crianças traz não só vantagens, como também desenvolvimento de competências.

Assim sendo, perceba de seguida como é que a filosofia pode ajudar no desenvolvimento dos mais pequenos.

Filosofia para crianças – Sim, existe mais além da alegoria da caverna

O ensino da filosofia para crianças tem como função estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação dos alunos.

Obviamente que não existe uma unidade curricular estável sobre este tema. Contudo, pela nossa experiência na promoção no Centro Ser Mais de atividades extracurriculares dedicadas à filosofia, como é o caso da Oficina de Platão, as mesmas são extremamente benéficas para crianças e jovens.

Os três principais benefícios são:

  •         Promoção do raciocínio crítico
  •         Capacidade de argumentação
  •         Pensamento sobre novos temas

Explicamos-lhe de seguida um pouco melhor.

1 – Promoção de raciocínio crítico

Através de diversos jogos (muitos deles de perguntas) as crianças conseguem expressar as suas dúvidas! Além disso podem pensar sobre temas que na maior parte dos casos não são muito debatidos em casa.

Por exemplo, numa das atividades da oficina de filosofia para crianças, foi explicado às mesmas como funciona a Inteligência Artificial.

E de que forma? Através do pensamento crítico, da formulação de questões, e da melhoria do trabalho em grupo.

2 – Capacidade de Argumentação

É importante que no futuro as crianças saibam argumentar os seus pontos de vista! Embora seja especialmente importante para a sua vida adulta, a verdade é que esta capacidade tem de ser desenvolvida desde pequenos.

Enquanto adultos, não podemos querer que uma criança saiba argumentar ou justificar algo, se nunca o deixamos debater de forma orientada diversos temas.

A par disso, quanto mais temas as crianças conseguirem debater, mais facilmente no futuro conseguem falar com qualquer pessoa, sobre qualquer questão.

E isso, vai ser vantajoso para eles enquanto futuros jovens e adultos da nossa sociedade.

3 – Pensamento sobre novos temas

Este ponto vem como complemento ao que dissemos anteriormente. As crianças precisam desde cedo abordar todo o tipo de temas.

Temas como o futuro, morte, nascimento de um irmão, felicidade, problemas de dependências, tecnologias, fobia, racismo…

Não podemos querer uma sociedade aberta aos novos temas, se não sabemos como falar com as crianças sobre os mesmos.

Elas têm sim a capacidade de entender o que dizemos, claro está que tudo depende da forma como falamos com elas.

No Centro Ser Mais, temos quinzenalmente a Oficina do Platão ministrada pela Joana Sousa, autora do blog filocriatiVIDAde | Filosofia e Criatividade.

Nesta oficina o intuito é efetivamente ajudar as crianças a desenvolver não só a sua criatividade, como também o pensamento crítico. E isso, nos dias que correm, tem uma importância fulcral para os seus futuros.

Se quiser saber mais sobre esta oficina ou como inscrever o seu filho, não hesite em falar connosco, e, garantimos-lhe desde já que ele se vai divertir imenso enquanto aprende.

argumentar, capacidade de argumentação, capacidade de raciocinio, conversar, criatividade, filocriatividade, filosofar, filosofia, filosofia e criatividade, filosofia para crianças, Joana Sousa, perguntas, raciocínio crítico, respostas, temas


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.