10 frases que pode dizer ao seu filho para o incentivar a estudar

10 frases que pode dizer ao seu filho para o incentivar a estudar

É natural que toda família passe por aquela fase de conflitos em relação aos estudos e à escola dos filhos. Muitas vezes as crianças apresentam dificuldades em estudar e acabam por ter um mau desempenho escolar. Os pais devem saber lidar com essa questão sem pressionar ainda mais os filhos. É por isso preciso compreensão e apoio na hora de os incentivar a estudar.

Manter um diálogo saudável é fundamental para cumprir essa missão, e existem algumas frases que certamente vão ajudar neste momento. Muitas delas vamos usando no centro de estudos como forma de incentivo.

De forma a ajudá-lo elaboramos uma lista com as 10 frases que vão ajudar e incentivar o seu filho a estudar.

Incentivar a estudar: 10 frases que pode aplicar no dia a dia

Antes de falarmos das frases em si, é importante mais uma vez ressaltar a forma com que os pais lidam com as dificuldades dos filhos. Forçar as crianças a estudar, reclamar com eles, ou puni-los devido a uma nota mais baixa não (na maior parte dos casos) a melhor opção.

Todos já passamos por esta fase, portanto seja compreensivo e tente entender o que está a causar a dificuldade. Essa é a melhor forma incentivar a estudar.

Veja agora 10 frases que pode dizer ao seu filho para que ele se sinta mais motivado.

1 – Aprendizagem

Valorizar a aprendizagem é o ponto inicial para ele se sentir motivado a estudar. Faça com que o seu filho compreenda a importância do conhecimento, e que tudo aquilo que ele aprender é uma bagagem que o vai acompanhar ao longo da vida.

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.

2 – Obstáculos

O caminho do conhecimento é cheio de pedras e obstáculos que deverão ser superados. As dificuldades vão surgir, porém é preciso determinação para superá-las.

“Não importa o quão devagar vá, desde que você não pare”.

3 – Fracasso

Mesmo com todo o esforço e dedicação, vão existir momentos em que o seu filho terá que aprender a lidar com o fracasso. Isso é importante para o amadurecimento, mas não pode ser uma fator que o leve a desistir.

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo”. Winston Churchill

4 – Dedicação

Sem dedicação nenhum objetivo é alcançado. É preciso compromisso e disciplina nos estudos para obter resultados positivos.

“Tudo é possível se se dedicar de cabeça e coração.” Bel Pesce

5 – Procrastinação

A procrastinação é a maior inimiga dos estudos. Não deixe que o seu filho continue a arrumar desculpas e motivos para deixar os estudos para amanhã. Comece agora!

“Comece onde está. Use o que tem. Faça o que puder”.

6 – Futuro

Converse com o seu filho de forma a que ele compreenda que os estudos serão fundamentais para o seu futuro. Pode não fazer sentido agora, mas com o passar dos anos eles vão perceber que os sacrifícios valeram a pena.

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

7 – Metas

Definir metas diárias de estudo é essencial para que ele se mantenha motivado. Determine quantas horas pretende estudar, e quais são os conteúdos a estudar. O incentivo virá a cada meta atingida.

“Se quiser ser feliz, amarre-se a uma meta, não as pessoas ou as coisas”. Albert Einstein

8 – Prática

Os bons resultados só são possíveis de serem alcançados depois de os conhecimentos adquiridos serem praticados. Deve-se exercitar constantemente o que foi aprendido para que o conteúdo seja realmente compreendido e memorizado.

“É fazendo que se aprende aquilo que se deve aprender a fazer”.

9 – Foco

Manter o foco significa ser paciente e caminhar aos poucos, um passo de cada vez. Não adianta querer começar a estudar por horas sem fim, sem antes criar o hábito, ou esperar resultados positivos logo no início.

É preciso não perder o foco e manter a rotina.

“Posso ainda não ter chegado onde eu queria, mas estou mais perto do que ontem.” Alexsandra Zulpo

10 – Sabedoria

É preciso ter discernimento para compreender os limites do seu filho e respeitá-los. O processo de aprendizagem não se resume a horas ininterruptas de leitura, mas sim um conjunto de ações que requerem atenção.

É sábio quem consegue ver as suas capacidades e os seus limites, e trabalha de acordo com as suas habilidades.

“Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar.”

Essas frases certamente terão impacto positivo na rotina de estudos do seu filho. Demonstre todo o seu apoio e esteja disposto a incentivar a estudar.

estudar, frases motivacionais, frases motivadoras, Incentivar a estudar, Procrastinar


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.