Hábitos de estudo - Conheça 8 que fazem a diferença

Hábitos de estudo – Conheça 8 que fazem a diferença

Criar hábitos de estudo nem sempre é simples, principalmente quando falamos de adolescentes.

Isto porque, podem ser inúmeras as distrações ao longo do tempo que deve ser dedicado exclusivamente a estudar. E, vemos isso com frequência no centro de estudos.

Desse modo, hoje resolvemos partilhar os 8 hábitos de estudo dos estudantes de sucesso. Temos a certeza que se os seus filhos os implementarem, vai ser muito mais simples terem boas notas na escola

Hábitos de estudo: Conheça os 8 mais importantes

Tal como em tudo na vida, também para estudar é preciso ter metodologias. Assim sendo, se os seus filhos ainda não ganharam hábitos ou métodos de estudo coerentes, devem implementar os que lhe iremos indicar de seguida.

1 – Fazer pausas e definir as disciplinas prioritárias

Em primeiro lugar é preciso perceber quais são as disciplinas com maior volume de matéria diária. Essas são aquelas que vão precisar de mais horas de estudo semanal.

A par disso, essa definição irá ajudar a que eles se concentrem apenas numa tarefa de cada vez, dessa forma, é mais simples não se distraírem.

Outro hábito também bastante benéfico passa por fazer uma pausa entre cada matéria de estudo.

Além de permitir alguns momentos de descontração, vai também garantir que eles se dedicam efetivamente à tarefa que têm entre mãos.

2 – Definir horários de estudo

Se os seus filhos têm aulas da parte da tarde, é importante que definam um horário de manhã para estudarem (o contrário também é válido).

Criar uma rotina de estudo (em vez de estudarem nas vésperas) vai fazer com que a matéria seja consolidada mais facilmente. Além disso, será mais simples perceberem as dúvidas e colocarem as mesmas ao professor ou ao explicador.

Se possível, faça com que os seus filhos estudem sempre à mesma hora. Esse hábito vai ser excelente para o futuro, onde vão ter horas definidas para realizar algumas tarefas.

3 – Começar a estudar à hora planeada

De nada lhes irá valer definir um período de estudo se depois o mesmo não foi cumprido. Lembre-se de explicar aos seus filhos a importância de cumprir os horários definidos.

Mais que não seja pela preparação positiva que lhes está a incutir para o futuro.

4 – Definir objetivos para cada período de estudo

Pode parecer estranho, mas ao definir objetivos por cada período de estudo, os jovens vão conseguir ter maior facilidade na realização das tarefas.

Saberem o que precisam considerar durante aquele tempo, é meio caminho andado para se esforçarem (de modo a não terem de ficar mais tempo a estudar do que aquele que estava estipulado).

Alguns objetivos podem ser:

  • Ler e fazer apontamentos de X páginas
  • Fazer os trabalhos de casa
  • Fazer X exercícios de cada tipologia
  • Ler o livro X para a aula de português

5 – Começar pelas tarefas mais complicadas

Nem todos os jovens têm as mesmas dificuldades. Por isso mesmo, um dos hábitos de estudo mais importantes passa essencialmente por começarem pela tarefa que gera mais dificuldade.

Se para eles a maior dificuldade é matemática, nada melhor do que começar por estudar essa matéria, e resolver os exercícios.

Começar pelo mais complicado irá dar motivação para terminar o que estão a começar.

Se as tarefas mais difíceis ficarem para o fim, os seus filhos não vão conseguir terminá-las (nem sequer se vão dedicar a sério à sua realização).

6 – Fazer uma revisão prévia

Outro dos hábitos de estudo dos estudantes bem-sucedidos passa essencialmente por reverem a matéria antes de começarem a fazer um exercício (ou mesmo os trabalhos de casa).

Isso leva a que os pormenores que possam já ter sido esquecidos, sejam relembrados, e, muitas vezes a diferença entre uma boa nota e uma nota mediana é essencialmente ter atenção aos pormenores.

7 – Evitar as fontes de distração

E, por fontes de distração estamos a falar de tudo e mais qualquer coisa que faça os seus filhos desviarem a atenção do que estão a fazer.

As fontes de distração mais comuns são:

  • Smartphone
  • TV
  • Computador

Se eliminar estes 3 potenciadores de distração, as horas de estudo vão ser muito mais rentáveis.

8 – Estudar a pares

Contrariamente ao que a maior parte dos pais possa pensar, estudar a pares ou em grupo é extremamente benéfico para os jovens.

Isto porque, até o velho ditado diz “duas cabeças pensam melhor que uma”. Ao estudar em conjunto, qualquer dificuldade que surja, poderá ser facilmente esclarecida por outro colega.

Além disso, nada melhor do que debater ideias para interiorizar efetivamente a matéria.

Agora que já conhece 8 hábitos de estudo dos estudantes bem-sucedidos, nada melhor que transmitir este conhecimento aos seus filhos.

Temos a certeza que se eles os implementarem, as notas vão ser muito mais altas.

adolescentes, atividades, computador, distrações, escola, estudar, estudar em grupo, estudo, hábitos de estudo, hábitos para estudar, ler, métodos de estudar, métodos para estudar, rever a matéria, revisão, smartphones, tarefas


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.