Qual é a importância da leitura em sua casa?

Qual é a importância da leitura em sua casa?

Nem todas as famílias aportam a mesma importância da leitura em casa. Há famílias que implementam este hábito nas crianças precocemente, e tantas outras que não o implementam sequer.

O meu exemplo é muito prático. Comecei a dedicar muito mais tempo a ler a partir dos 8 anos. Na altura lia somente banda desenhada (lia um livro inteiro por dia).

Depois comecei a ler os livros “Uma aventura”… Acho que cheguei a ler a coleção praticamente toda. Em 2 ou 3 dias já tinha lido o livro inteiro.

Contrariamente às outras crianças, quando ia com os meus pais aos supermercados não pedia brinquedos… pedia livros… E adivinhem? Eles nunca me disseram que não, pois tinham imenso orgulho da paixão que havia desenvolvido pela leitura.

Ainda hoje, já em idade adulta adoro ler. Em formato digital ou físico, não há um dia que passe em que não dedique um pouco do meu tempo a ler. Mas, claro que por todas as vicissitudes da vida não consigo ler à mesma velocidade que o fazia quando era mais jovem…

Mas este exemplo serve apenas como introdução ao tema de hoje! A importância da leitura! E porque é que é tão importante ler e acima de tudo incutir este hábito na vida das crianças? É isso mesmo que vamos falar de seguida.

Importância da leitura: Porque devemos incutir este hábito nas crianças?

Ora bem, é importante ter em mente que o hábito da leitura é sem qualquer sombra de dúvida um dos melhores hábitos que incutimos aos nossos filhos.

Sim porque ler (muito) traz imensas vantagens para o futuro de qualquer jovem. E não, não estamos somente a falar da criação de hábitos e rotinas.

Ora veja algumas das principais vantagens que ter bons hábitos de leitura:

  • Agiliza o cérebro
  • Aumenta a rapidez de raciocínio lógico
  • Promove um aumento da criatividade e pensamento crítico
  • Aumenta o conhecimento
  • Aumenta a capacidade de retenção de informação
  • Exercita a memória
  • Alarga o vocabulário
  • Reduz o stress
  • Melhora a concentração e o foco
  • Promove a saúde mental
  • Permite gerar maior empatia
  • Melhora as habilidades de escrita (e consequentemente reduz os erros ortográficos)
  • É uma forma de entretenimento gratuito (mais ou menos)
  • Melhor as rotinas de sono

Estas são apenas algumas das vantagens associadas ao hábito de leitura. Mas, a verdade é que para um adolescente ter a capacidade de ler com frequência e gostar de o fazer, é preciso que os pais lhe tenham dado o exemplo.

Ora bem, se em sua casa ninguém gosta de ler, se não tem alguns livros que o seu filho possa pegar e entreter-se quando não tem nada para fazer, acredite dificilmente ele será um adolescente (ou adulto) com hábitos de leitura.

A importância da leitura é cada vez maior na nossa vida. Mas, muitos pais ainda não assumiram isso para si mesmos! Mas, depois acham estranho que os filhos tenham dificuldades de escrita, de compreensão ou mesmo de leitura.

Como implementar o hábito da leitura em casa?

A criação de bons hábitos de leitura em casa começa por volta dos 2 ou 3 anos de idade. E como é que pode fazer nessa altura para promover a leitura junto dos seus filhos?

É simples! Até que eles aprendam a ler sozinhos, nada melhor que ler um pouco para eles todos os dias.

Chame-lhe a “Hora do conto” se assim desejar. Se não conseguir dedicar muito tempo a ler um livro, uma opção são aqueles livros com 365 histórias de boa noite! O mesmo vai ajudar a criança a habituar-se à leitura mesmo sem o poder fazer.

Quando ele começar a ler, comece a comprar alguns livros infantis que ajudem não só a melhorar a leitura, como também permitam a criação de lógica e de histórias paralelas entre os vários personagens. Dessa forma vai estar a ajudar ao desenvolvimento da criatividade.

E sim, a criatividade é como a memória. É preciso treinar para que a mesma esteja sempre ativa.

A partir dos 9 ou 10 anos, quando a leitura já for mais fluída, deixe que os seus filhos comecem a escolher o tipo de livros que querem ler.

Não lhes diga que têm de ler aventuras, policiais, livros de fantasia… deixe-os ler aquilo que eles querem. Acredite não há nada pior do que ler um livro por obrigação. Um bom exemplo disso são “Os Maias”. Devem ter sido poucas as pessoas que gostaram de ler esse livro.

Agora que já sabe a importância da leitura, como é que estão as coisas aí por casa? Incentiva os seus filhos a ler ou nem por isso?

criação de lógica, criatividade, desenvolvimento da criatividade, dificuldades de escrita, habilidades de escrita, hábito da leitura, histórias paralelas, importância da leitura, leitura, ler sozinhos, livros, promover a leitura, tempo a ler, tempo para ler


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.