Não consigo estudar! A importância do pensamento positivo

Não consigo estudar! A importância do pensamento positivo

Manter uma rotina de estudos não é uma tarefa fácil, é preciso perseverança para se manter motivado todos os dias. Mesmo assim, muitos ainda têm extrema dificuldade em estudar, e o problema pode estar na falta do pensamento positivo.

Existem muitos fatores que certamente atrapalham a rotina de estudos na escola, e todos sofremos com eles. Os mais comuns são a dificuldade de concentração, preguiça e desmotivação.

De fato, essas causas existem e são extremamente comuns. Porém muitas vezes estão ligadas a uma crença limitadora errada.

Pode parecer cliché, mas manter um pensamento positivo em relação aos nossos objetivos tem muita influência na forma como encaramos os desafios do dia a dia. E, no centro de estudos apoiamos diariamente essa premissa.

Até mesmo os grandes atletas precisam de muito trabalho mental, além das suas habilidades, para alcançar o sucesso. Com os estudos não é diferente, e vamos explicar o porquê.

Pensamento Positivo: 4 erros que podem impedir o sucesso

Apesar de cada indivíduo ser único, o comportamento humano apresenta certas similaridades em alguns aspetos e atitudes.

A mentalidade errada é um deles, e muitos alimentam este tipo de comportamento sem se darem conta. Manter um pensamento positivo não é ignorar os problemas e achar que tudo está bem o tempo todo.

Pelo contrário, é mudar a forma como encaramos as dificuldades e desafios que inevitavelmente surgem ao longo da vida. Se os seus filhos cometem estes 4 erros de atitude na hora de estudar, está na hora de trabalhar melhor as suas mentes.

1 – Não acreditar no seu potencial 

Insegurança e baixa autoestima são sentimentos que potencializam a crença de que não é capaz de atingir os objetivos. Nos estudos, isso afeta diretamente a motivação, especialmente quando o conteúdo estudado é mais complexo.

Dessa maneira, vai-se perdendo a vontade de continuar e o pensamento de desistência passa a ser a realidade. Muitas das vezes, essas limitações são impostas por nós (eles) mesmos, por não acreditarmos no nosso potencial.

Se estiver a passar por isso, deve mudar imediatamente esta forma de pensar. O primeiro passo para ter êxito e alcançar qualquer meta é acreditar em si mesmo.

2 – Não estar verdadeiramente determinado 

Quando iniciamos qualquer nova atividade, a empolgação da novidade torna-se um fator que nos motiva. Entretanto, com o passar do tempo, vamos perdendo essa empolgação, e é aí que está o perigo.

A determinação surge exatamente dos momentos de dificuldade, quando se está cansado, e se pensa em desistir. É nessa hora que se deve trabalhar o pensamento positivo e agir para garantir resultados.

Não será fácil, porém é necessário superar os obstáculos e ter força de vontade para se alcançar o objetivo.

3 – Metas 

Não definir metas é um erro que pode levar à desistência. Mas veja, não adianta traçar metas que não sejam concretas, como “vou estudar para garantir boas notas”.

É preciso que essas metas sejam palpáveis por assim dizer. Definir hábitos de estudo e objetivos diários, como o tempo dedicado aos estudos e quais os conteúdos irá estudar naquele dia, são um bom plano de ação.

A cada meta cumprida, ele irá sentir-se muito mais determinado e incentivado a continuar a superar-se dia após dia.

4 – Pensar em desistir 

Esse é um ponto crucial para se trabalhar o pensamento positivo. Enquanto a desistência for uma opção, significa que não está a agir da forma correta perante as suas dificuldades.

Ou seja, apesar dos obstáculos e do cansaço, desistir nunca pode ser uma verdadeira opção. Deve mentalizar-se que as dificuldades serão superadas, e o cansaço, no fim, será recompensado.

Como já dissemos estudar não é tarefa fácil, manter uma rotina de estudos é trabalho árduo e cansativo. Porém, é possível trabalhar melhor para atingir os resultados, começando pelo pensamento positivo.

 

desistir, determinação, metas, não desistir, objetivos, objetivos diários, pensamento positivo, potencial


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.