A importância das explicações de matemática desde o início do ano

A importância das explicações de matemática desde o início do ano

Todos nós sabemos que desde cedo a matemática está presente no quotidiano das crianças. E, é talvez por isso que muitas tentam fugir ao máximo das explicações a matemática quando chegam a determinada idade.

Logo na primeira infância, elas começam a familiarizar-se com números, figuras geométricas, medidas e outros conceitos dessa disciplina.

Antes mesmo de iniciar a fase escolar, muitas delas já têm algumas noções básicas de matemática.

Porém, uma parte significativa, quando deparadas com a disciplina na escola, desenvolvem certas dificuldades de aprendizagem e passam até a criar aversão à matéria. E, é a partir daí que muitos pais recorrem às explicações de matemática.

Isso ocorre, pois, a metodologia de ensino associada à escola regular muitas vezes não supre as necessidades de todos os alunos. Além disso, as salas de aula com grupos grandes de crianças dificultam a aplicação de uma metodologia mais individualizada de ensino.

A matemática, devido à sua complexidade, requer em alguns casos um maior cuidado e atenção dos professores que lecionam a matéria.

E os mesmos nem sempre conseguem preparar uma aula mais aprofundada, pois estão atarefados com outras questões relacionadas à escola.

Essas são algumas das razões que levam os pais a matricularem os filhos nas explicações de matemática. As mesmas podem ser dadas num centro de estudos ou de forma individualizada.

Explicações a matemática: Será que é mesmo um bicho papão?

O conhecimento matemático é visto pelo senso comum, erroneamente, como algo místico e atribuído como um dom. Ou seja, ao entrar na escola as crianças são propensas a criar certo bloqueio em relação à disciplina, por acreditarem não ter este dom.

Essa forma de pensamento, além de equivocada, é extremamente prejudicial ao processo de aprendizagem. Todos têm a mesma capacidade para compreender a matemática.

A diferença está na maneira com que cada um absorve os conhecimentos e a matéria. Como brevemente mencionado, a escola regular muitas vezes não está preparada para dar o suporte necessário e individualizado a cada aluno.

Assim, é fundamental proporcionar aos filhos este reforço, através das explicações, para desenvolver desde cedo, as suas habilidades para a disciplina.

Porque é importante inscrever as crianças desde o início do ano letivo?

A matemática é uma disciplina universal, e está presente em qualquer currículo escolar. Ou seja, o desempenho do aluno nessa disciplina será avaliado, sendo primordial para o seu ingresso na universidade e consequentemente um bom posicionamento do mercado de trabalho.

Os pais devem ter em mente que a matemática é uma matéria que se torna mais complexa tendo em conta o ano letivo.

Assim, caso as crianças não tenham o suporte necessário para o aprendizado dos conceitos base logo na primeira infância, dificilmente terão capacidade de acompanhar a evolução da disciplina ao longo dos ciclos escolares.

É nessa lacuna deixada pelo sistema tradicional de ensino que as explicações de matemática atuam assertivamente.

Com uma metodologia de ensino avançada, as explicações podem dar as ferramentas necessárias às crianças para desenvolver mais facilmente o pensamento matemático.

As mesmas contam com professores extremamente capacitados e preparados para entender as dificuldades de cada aluno. Além disso, salas de aula com grupos menores tornam o processo de aprendizagem mais individualizado e focado nas necessidades de cada criança.

É importante ressaltar que mesmo que os filhos estejam a frequentar explicações de matemática e tenham boas notas, os pais devem participar ativamente na vida escolar.

Devem incentivar e estimular os mesmos nos momentos de dificuldade, sendo porém cuidadosos para não interferir na sua autonomia de estudo.

Assim, podemos concluir que matricular as crianças nas explicações de matemática traz benefícios que serão usufruídos ao longo da sua vida, muito além da escola.

aprendizagem, centro de estudos, dificuldades a matemática, disciplina, escola, explicações, explicações de matemática, grupos de estudo, matemática, matéria, números


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.