A importância do tempo em família: será que a compreende?

A importância do tempo em família: será que a compreende?

Quando os nossos filhos crescem tendem a passar cada vez menos tempo em família. Pode parecer estranho, mas é algo que também é um pouco culpa nossa.

Quantas vezes criou atividades em família que façam com que os seus filhos (independentemente da idade) se sintam bem em participar?

A verdade é que muitas vezes enquanto pais, queremos fazer atividades que podem ser consideradas “embaraçosas” pelos nossos filhos. Mas, independentemente disso, são ótimas para gerar ligação familiar.

E, quanto maior a ligação que tiver com os seus filhos, maior a será a probabilidade de no futuro eles terem abertura para falar consigo sobre os seus problemas. Ou simplesmente desabafar… só porque sim.

O tempo em família, serve essencialmente para melhorar o vosso relacionamento. Vamos explicar um pouco melhor de seguida.

Tempo em família: a importância de o aproveitar ao máximo

Temos por hábito todas as segundas-feiras de manhã começar por falar com os nossos alunos do centro de estudo sobre o fim de semana – o deles e o nosso.

Já o fazemos há bastante tempo e consideramos este momento uma excelente forma de começar a semana.

Desenvolvem-se diversas competências e aprende-se imenso: aprende-se a partilhar ideias, aprende-se a ouvir o outro, aprende-se a trabalhar a oralidade aprendendo a fazer um discurso com sentido, adquire-se novo vocabulário…

Enfim, é um momento descontraído e que serve de arranque para mais uma semana de trabalho e de novas aprendizagens.

Deparamo-nos, através destas conversas, com as diversas experiências que são vividas em família. E é contagiante a alegria que eles transmitem a contar, por pouco que seja, o que fizerem com os pais/avós/tios/irmãos.

Infelizmente, claro, mas é como tudo na vida, aparecem-nos vivências mais ricas que outras.

Mas digo-vos que, por quererem tanto partilhar, a alegria e a vontade de contar é igual em ambos os casos.

Com isto aquilo que hoje queremos passar como mensagem, é que o tempo em família e de qualidade no seio familiar é fundamental para o crescimento saudável de uma criança (independentemente da idade).

E quando falo em “tempo em família”, este não tem de ser necessariamente ou obrigatoriamente passado “na rua”, pode muito bem ser em casa.

Por exemplo, uma “festa de pijama” em família com direito a filmes e bolo ou bolachas caseiras (de preferência feito com os mais pequenotes de forma a entretê-los) ou um jogo de monopólio.

Sugestões para atividades em família

Se lhe faltam ideias para algumas atividades em família, deixamos-lhe algumas sugestões para aqueles dias menos apetitosos.

  • Façam receitas deliciosas
  • Pinturas
  • Joguem ao “Quem sou eu” ou ao “Quem é quem”
  • Construam um puzzle
  • Fazer um acampamento em casa
  • Fazer um teatro ou uma competição de karaoke
  • Cinema em casa
  • Jogos de tabuleiro
  • Visitar um museu ou biblioteca

Estas são apenas algumas das muitas atividades que pode fazer em casa para aproveitar melhor o tempo em família.

Divirta-se com os seus filhos, não interessa a idade que tenham. Eles vão ser sempre os seus meninos! Aproveite, e crie memórias que valham a pena recordar no futuro.

atividades em família, competências, crescimento saudável, crianças, criar memórias, jovens, partilha, partilhar ideias, Sugestões para atividades, Sugestões para atividades em família, tempo em família


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.