Leitura dinâmica: 5 passos para o seu filho ler melhor

Leitura dinâmica: 5 passos para o seu filho ler melhor

Aprender a ler é um dos grandes desafios das crianças que estão a iniciar os estudos. Mas, hoje em dia existem técnicas para melhorar e otimizar as formas de se ler, e, uma das mais eficientes é a leitura dinâmica.

A leitura não se resume somente é compreender palavras escritas. A mesma também se resume a ser capaz de contextualizar e interpretar aquilo que se está a ler e pode ser uma atividade em família.

A técnica da leitura dinâmica ajuda, e muito, na aprendizagem, especialmente das crianças em idade escolar que têm um volume grande de conteúdo para ler.

Vamos explicar-lhe como aperfeiçoar esta técnica de leitura em 5 passos. Mas antes entenda melhor o que significa esse método.

Leitura dinâmica: O que é e no que consiste esta técnica?

Basicamente, a leitura dinâmica consiste numa técnica que tem o intuito de aumentar a velocidade da leitura, sem, porém, prejudicar a compreensão do conteúdo e retenção de informações. No centro de estudos ajudamos as nossas crianças a desenvolverem esta técnica.

O desenvolvimento dessa técnica exige treino e paciência, mas é muito compensatório. Isso porque quem consegue aplicar esta ferramenta, especialmente nos estudos, otimiza o tempo que dedica à aprendizagem de diferentes conteúdos. Isso além de aprimorar os processos de memorização.

5 passos para o seu filho dominar esta estratégia de leitura

Conforme mencionamos, aprender a técnica da leitura dinâmica não é uma tarefa fácil. Os pais que querem ajudar os filhos a lerem melhor precisam ter paciência, e trabalhar em conjunto com os pequenos, para que eles se habituem a este método.

Conheça as nossas 5 dicas para o seu filho ler melhor.

1 – Dedique-se a um livro de cada vez 

O aumento da velocidade da leitura é um processo gradativo, e vai se aperfeiçoando aos poucos. O segredo é praticar a leitura um livro de cada vez.

E, não adianta iniciar com um livro enorme de mais de mil páginas e com linguagem rebuscada. É preciso iniciar com conteúdos mais curtos e mais simples e com os quais o seu filho tenha afinidade.

Aos poucos, vá aumentando o nível de dificuldade. Escolha livros mais longos e com temáticas mais complexas.

2 – Manter o foco na leitura 

A concentração é uma das chaves para se ler com qualidade. O tempo dedicado a esta atividade não deve ser interrompido com outras preocupações ou e responsabilidades.

É extremamente frustrante ler páginas e mais páginas sem compreender as informações nelas contidas. E isso pode até ser um fator desmotivador para os pequenos que estão a treinar esta estratégia de leitura.

Resumidamente, o nível de concentração irá influenciar diretamente o gosto adquirido pela leitura.

3 – Ler em voz alta

Essa técnica ajuda muito naqueles momentos em que se está mais cansado ou com dificuldade de concentração.

Ouvir a própria voz durante a leitura aumenta o nível de atenção além de melhorar o entendimento.

4 – Não releia parágrafos em sequência 

Quando não nos conseguimos concentrar da maneira adequada, é comum voltarmos para um trecho ou parágrafo do livro que passou despercebido.

Essa prática não é recomendável, pois a releitura em sequência não favorece a boa retenção de informações. Ou seja, se não deu atenção àquele trecho num primeiro momento, muito provavelmente não dará após 5 minutos.

O ideal é deixar a leitura de lado por um tempo, e voltar quando estiver mais descansado.

5 – Ler num local silencioso

Para quem já está mais habituado a ler, é possível concentrar-se inclusive num ambiente com barulhos ou ruídos.

Entretanto, especialmente para quem está no início, para desenvolver a leitura dinâmica, é importante praticar num local silencioso.

Além disso, é importante escolher um local confortável, pois isso vai influenciar a capacidade de resistência. Assim, será possível ler durante mais tempo sem diminuir o nível de concentração.

Trabalhe estas 5 dicas com o seu filho, e certamente ele será capaz de desenvolver e aprimorar cada vez mais o processo de leitura dinâmica.

aprendizagem, estratégia de leitura, foco na leitura, hábito da leitura, leitura, Leitura dinâmica, ler, Ler em voz alta, parágrafos em sequência


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.