O otimismo e a elevada autoestima estão verdadeiramente presentes na vida dos adolescentes?

O otimismo e a elevada autoestima estão verdadeiramente presentes na vida dos adolescentes?

Independentemente da idade, é importante que o otimismo e a autoestima façam parte da vida dos jovens. No entanto, quando falamos deste tema, existem sempre três opções:

  • Jovens com excesso de otimismo e de autoestima
  • Jovens com baixa autoestima e negativistas
  • Jovens cuja autoestima e pensamento positivos se enquadram perfeitamente nos padrões da sociedade

Mas o que é realmente ser um jovem otimista e com uma boa autoestima? Bem, para percebermos melhor, nada como começar por analisar as definições de cada uma destas palavras.

  • Otimismo – Tendência para conseguir verificar sempre o lado positivo de qualquer situação
  • Autoestima – É a avaliação positiva que a pessoa faz de si próprio, tendo por base a consciência no seu próprio valor e da sua importância enquanto ser humano

Agora, tendo por base estes dois conceitos, perceba se os mesmos estão verdadeiramente presentes na vida dos seus filhos!

Otimismo: A importância de o promover junto de jovens e adolescentes

Bem sabemos que nem sempre é simples ver o lado positivo das coisas. Contudo, é importante que enquanto pais, educadores e gestores de um centro de estudos consigamos promover este tipo de pensamento nos nossos adolescentes.

Contrariamente ao que possa pensar, é possível promover o otimismo em apenas 6 passos:

  • Dizer sempre a verdade sem medo de represálias ou consequências
  • Assumir a responsabilidade sobre os seus atos
  • Enquadramento dos problemas
  • Atitude pró-ativa
  • Adiamento da recompensa a curto prazo e aumento da tolerância à frustração
  • Fazer sempre que possível uma autoavaliação

Acredite que uma criança otimista é uma criança que tem uma autoestima bem trabalhada e que a longo prazo irá tornar-se um adulto alinhado, bem-sucedido e de bem com a vida!

São várias as análises desenvolvidas por psicólogos que nos indicam que um adulto bem-sucedido não tem necessariamente de ter sido a criança com melhores notas na escola (temos grandes exemplos como Steve Jobs e Bill Gates).

E, nem sempre a criança com melhores capacidades de estudo e melhores notas é a que tem um maior e melhor desempenho pessoal e social.

Estes pontos, contrariamente ao que possa pensar, refletem-se na forma como os jovens veem as coisas!

Dicas simples para colocar em prática

Tal como dissemos anteriormente é possível promover o otimismo em poucos passos. Contudo, de seguida damos-lhe mais algumas dicas práticas que pode ter em mente.

Lembre-se que para conseguir ajudar os seus filhos, a mudança tem de partir de si. Por isso, estas dicas podem ajudar a dar o passo em frente.

1 – Foque-se nas soluções e não nos problemas

Sabemos bem que é sempre mais simples focarmo-nos no problema do que na solução.

Mas, se quer ser mais otimista (e promover o mesmo junto da sua família), pare de olhar para o problema e foque-se nas soluções e nos ensinamentos positivos que daí podem advir.

2 – Cuide de si

A verdade é que tirar algum tempo para cuidar de si, vai ajudar a melhorar a sua autoestima e consequentemente promover mais atitudes positivas.

Pode por exemplo começar a praticar exercício físico e melhorar a alimentação de toda a família. Acredite, faz toda a diferença.

3 – Utilize a comunicação positiva

Os pensamentos e palavras podem ter um impacto enorme na sua vida.

Assim, sempre que possível evite expressões negativas e uso palavras e atitudes que se alinhem com o positivismo.

4 – Seja resiliente

De uma forma ou de outra todos nós podemos ter problemas ou imprevistos na nossa vida.

Contudo, as pessoas otimistas acreditam que podem alcançar as metas, por isso eles levantam-se e continuam em frente!

Se implementar estes 4 pontos na sua vida, acredite que irá conseguir promover corretamente o otimismo e uma melhoria na autoestima dos seus filhos.

 

baixa autoestima, confiança, excesso de otimismo, Foque-se nas soluções e não nos problemas, Frustração., otimismo, otimismo e a autoestima, pensamento positivo, resiliente


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.