O perigo dos refrigerantes – Evite-os a todo o custo

O perigo dos refrigerantes – Evite-os a todo o custo

Não é incomum ouvirmos falar do perigo dos refrigerantes para a saúde! Se formos a ver bem, as taxas e os respetivos preços de produtos com alto teor de açúcar foram aumentadas de forma exponencial no último ano.

E isso tem uma boa razão de ser. As crianças e jovens têm cada vez mais problemas de obesidade devido à quantidade de açúcar ingerido, e baixo nível de atividade física.

Mas, muitas vezes o problema é nosso, enquanto pais. Nõs, enquanto família não tratamos a ingestão de refrigerantes como algo problemático. Mas, deveria ser.

O perigo dos refrigerantes: Quais os problemas mais comuns

Estamos numa época e m que a publicidade continua a entrar pelas nossas casas e nas nossas vidas a uma velocidade relâmpago.

Mas, muitas empresas já adaptaram a forma como publicitam os seus serviços. Por exemplo, a Coca Cola que é provavelmente a maior empresa de refrigerantes do mundo, todos os anos cria anúncios de natal que são lindos.

Contam uma história, envolvem quem está a ver… E desta forma, levam a que as pessoas queiram ter o mesmo sentimento nas suas vidas…

Isto leva obviamente ao consumo, que por parte das crianças, pode ter um impacto ainda mais prejudicial.

Os refrigerantes já remontam o século XVI e desde então que o seu consumo só tem crescido. São frescos, saborosos, gulosos…

Enfim, as crianças adoram e os anúncios publicitários de que são diariamente alvo levam-nas a querer ainda mais este tipo de bebida.

Cabe-nos a nós, adultos, pôr um travão e mostrar às nossas crianças que a ingestão diária de refrigerantes faz muito mal à saúde.

Perigos reais dos refrigerantes para nossa saúde

A verdade é que a ingestão frequente de refrigerantes é realmente um perigo! Assim, os principais motivos para não os ingerir de forma frequente são:

  • Bebidas altamente calóricas
  • Aumento no risco de ter um Ataque Cardíaco ou um Acidente Vascular Cerebral
  • Aumento da Obesidade Infantil
  • Predisposição a desenvolver níveis elevados de gordura no sangue
  • Desenvolvimento da Diabetes tipo 2
  • Perda óssea (refrigerantes ricos em ácido fosfórico tornam o sangue mais ácido e o corpo para equilibrar utiliza o cálcio presente nos ossos)

E desenganem-se os que nos estão a ler e a pensar “Ah, mas lá em casa só entram bebidas light ou zero…”.

Pois até essas bebidas, apesar de terem um nível de açúcar mais reduzido, nos fazem mal, na medida em que o sódio presente é bastante elevado.

O excesso de sódio é tão preocupante quanto o do açúcar. Isto porque o consumo excessivo de sódio fomenta a retenção de líquidos. Isso promove um aumento da pressão arterial que por sua vez nos deixa mais suscetíveis a doenças cardiovasculares.

Cortem de vez com estas bebidas extremamente prejudiciais à saúde e bebam água, que é o que há de melhor para o nosso corpo e também porque “Quem alimenta, cuida!”.

É realmente importante perceber e dar a perceber às crianças o perigo dos refrigerantes para que eles tenham essa consciência.

açúcar, adolescentes, beber água, bebidas com açúcar, bebidas com gás, coca cola, crianças, crianças felizes, jovens, perigo dos refrigerantes, refrigerantes


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.