O seu filho tem que estudar no fim de semana Elabore um plano de estudos

O seu filho tem que estudar no fim de semana? Elabore um plano de estudos

A implementação de uma rotina bem planeada no dia a dia dos nossos filhos é uma ferramenta tão essencial para seu desenvolvimento como um plano de estudos é essencial para o sucesso escolar.

A mesma tem como intuito educá-los e prepará-los para lidar com as responsabilidades ao longo da vida. Bem como desenvolver a disciplina e otimizar o tempo na execução de atividades.

Uma das formas mais eficazes de se aplicar a rotina na vida dos filhos é através da criação de um cronograma. Devemos definir os horários em que devem ser cumpridas as atividades e tarefas, de entre as quais estão incluidas: a hora de dormir, a hora de brincar, e, principalmente, a hora de estudar.

Mas, as horas de estudo em casa, por vezes, são negligenciadas pelos pais. Isto porque os mesmos estão cada vez mais exaustos devido à rotina de trabalho cada vez mais exigente, assim como à dificuldade das matérias lecionadas na escola

E, por isso atribuem o dever de ensinar e estudar às escolas, colégios e centros de estudo. E, isso por vezes pode acarretar em dificuldades no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes.

Plano de estudos: Como conseguir organizar tudo?

Para que o seu filho mantenha um bom desenvolvimento escolar, é de suma importância ter um plano de estudos para integrar o cronograma de atividades diárias.

Assim, mesmo que ele possa ter de estudar um pouco mais ao fim de semana, tudo será organizado para que não tenham de abdicar do tempo para as vossas atividades em família.

Veja 3 dicas que vão facilitar o processo.

1 – Enumerar as atividades diárias

O primeiro passo para organizar um plano de estudos eficaz é entender a rotina de seu filho.

Para isso, é importante fazer uma lista com todas as atividades que fazem parte da rotina. A mesma deve incluir:

  • Horário da escola regular
  • Atividades extracurriculares (como a prática de desporto, cursos complementares)
  • Horas de frequência no centro de estudos…

Dessa forma, torna-se mais fácil estipular o melhor horário e qual o tempo que será ainda necessário para estudar em casa.

2 – Entenda as necessidades do seu filho

Acompanhar o processo de aprendizagem dos filhos é fundamental para entender as suas afinidades e dificuldades em relação às matérias escolares.

Por isso, o plano de estudos deve ser adaptado de acordo com as aptidões de seu filho. Por exemplo, se a dificuldade maior é matemática, essa disciplina deve ser estudada com mais frequência do que as outras.

Conversar com os professores, educadores e explicadores é uma boa maneira de compreender melhor as necessidades de seu filho.

3 – Não sobrecarregue a hora de estudar

Outro fator que influencia diretamente a qualidade do estudo, e consequente aprendizagem, é o tempo gasto efetivamente a estudar. Esse tempo deve ser calculado levando-se sempre em consideração a idade e a rotina de atividades do seu filho.

Não é razoável fazer com que uma criança de dez anos, por exemplo, estude por quatro horas seguidas em casa.

O tempo de atenção e concentração é variável de acordo com o nível de maturidade. Por isso é que deve planear cuidadosamente quantas serão as horas diárias de estudo, para não sobrecarregar seu filho.

É preciso estudar aos fins de semana?

O tempo de descanso e lazer também é importante na rotina das crianças, e esse tempo geralmente é aproveitado aos fins de semana.

Contudo, em algumas situações, esses dias também precisarão ser utilizados como tempo complementar de estudos. Isso pode se tornar um problema, e exigir um pouco mais de dedicação dos pais.

Para isso, é importante integrar essa hora de estudos com atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras que estimulem o raciocínio. Além disso as mesmas tornam o processo de aprendizagem mais leve e menos monótono.

Vale também a pena utilizar essa tática no regresso às aulas, período em que os filhos saem do ritmo normal da rotina.

Acima de tudo, a participação colaborativa e comunicação entre pais e filhos é fundamental na organização de um plano de estudos efetivo e que auxilie crianças e adolescentes no desenvolvimento da vida escolar.

Além de tudo, lembre-se que pode sempre contar com o nosso apoio no desenvolvimento escolar do seu filho.

 

atenção e concentração, atividades lúdicas, cronograma, desenvolver a disciplina, estudar, estudar no fim de semana, horas de estudo, método de estudos, otimizar o tempo, plano de estudos, rotina das crianças, rotina de estudos, sucesso escolar


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.