6 dicas para o regresso à escola ser bem-sucedido

6 dicas para o regresso à escola ser bem-sucedido

O período de férias é acompanhado de muita alegria pelas crianças. As mesmas enchem os seus dias com brincadeiras, descanso, e uma rotina menos rígida do que a que costumam ter durante a escola.

Essa quebra na rotina pode ser um problema no momento do regresso às aulas. Principalmente até que a criança se acostume novamente com os horários.

Outro fator que costuma desanimar os estudantes é a insegurança em relação às novidades! Como por exemplo: novos professores, novas matérias de estudo, novas atividades no centro de estudos

Escola: 6 dicas para ter sucesso neste ano letivo

Estudar o ano inteiro não é uma tarefa fácil, e as crianças podem perder o estímulo e a vontade.

Porém para contornar isso basta uma boa organização e um pouco de esforço para o seu filho se habituar ao ritmo novamente.

Veja de seguida 6 dicas que vão ajudar a tornar o regresso à escola mais leve e agradável.

1 – Organização e renovação do material escolar

Durante a reta final das férias escolares, é importante começar a preparar uma check-list de todo o material a ser reaproveitado. Deste modo é mais simples saber o que terá de comprar.

Verifique o que não será mais utilizado e deite fora! Aproveite e, reutilize ou doe o que ainda estiver em condições de ser utilizado.

Partilhe este momento com o seu filho. Inclua-o na escolha dos novos materiais escolares. E, se possível compre-lhe materiais dos seus personagens favoritos.

A organização no regresso à escola é fundamental para que o seu filho se sinta estimulado e pronto para mais um ano.

2 – Mantenha um diálogo com o seu filho, preparando-o para a nova fase que se inicia

Procure manter sempre um diálogo motivador com o seu filho. Destaque que as novidades que acompanham a volta à escola vão ser positivas. Assim, dá-lhe mais tranquilidade e confiança para encarar a nova fase que irá começar.

Não subestime os medos e inseguranças do seu filho. Encoraje-o sempre a ver o lado positivo das mudanças.

Saiba que assim está inclusivamente a ajudá-lo a manter um bom rendimento escolar.

3 – Estabeleça horários para dormir e acordar

Durante as férias, é natural que os horários para dormir e acordar sejam alterados.

Para que o processo de retorno à rotina seja menos desconfortável para as crianças e jovens. Defina horários para dormir e acordar, ainda durante as férias (no início de setembro).

Quanto mais cedo iniciar esse processo, melhor será sua readaptação.

Manter um hábito de sono saudável, além de proporcionar bem estar físico, vai contribuir diretamente para uma melhoria na aprendizagem e memorização do conteúdo.

4 – Inicie a rotina de estudos no início da escola

Sabemos que a adaptação à rotina de estudos é sempre difícil. Por isso, para contornar essa dificuldade é importante que o horário de estudos fique definido já no primeiro dia de aulas.

Dessa forma, consegue evitar que a matéria lecionada vá acumulando.

5 – Não se esqueça dos momentos de lazer

Embora as férias já tenham terminado, permita-se fazer coisas divertidas em momentos de lazer junto ao seu filho.

Mesmo priorizando os hábitos de estudos, deve reservar um espaço para atividades lúdicas e descontraídas, tornando o dia da criança mais leve. Nós no Centro de estudos implementamos essa estratégia diariamente. Primeiro brincamos, depois estudamos.

Estes ingredientes são importantes, inclusivamente para promover motivação e concentração na hora de estudar.

6 – Seja otimista e positivo

É da natureza do ser humano temer o novo e desconhecido. O regresso às aulas pode tornar-se um momento apavorante para os mais pequenos, principalmente se os pais não souberem lidar com essa nova fase.

Estimular o seu filho a ter um pensamento positivo e a ser otimista, irá torná-lo mais confiante para encarar os desafios e conquistar seus objetivos.

A criança deve perceber este momento como a chance de rever os seus amigos e contar as histórias e experiências vividas durante as férias.

Estas são apenas 6 das muitas dicas que lhe poderíamos dar para garantir que neste regresso à escola o seu filho irá ser bem-sucedido.

amigos, aulas, escola, férias, hábitos de estudo, matéria, material escolar, métodos de estudo, objetivos, pensamento positivo, regresso às aulas, voltar à escola


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.