Como dar asas à sustentabilidade este natal

Como dar asas à sustentabilidade este natal

O natal está cada vez mais perto e traz muitas festividades. E, traz também um aumento significativo na compra dos mais variados tipos de produtos e mercadorias. E com isso, uma das questões mais em voga na atualidade entra em cena novamente: a sustentabilidade.

Este consumismo exagerado pode favorecer a economia, mas é muito prejudicial ao meio ambiente. Isso porque a indústria trabalha a todo vapor para suprimir a procura, e também porque acabamos por produzir muito mais lixo e resíduos.

É possível aproveitar as festas de natal e ao mesmo tempo pensar na sustentabilidade e preservação do nosso planeta. Com algumas ações simples, podemos fazer a diferença e incentivar a conservação do meio ambiente.

Ainda não sabe o que pode fazer para ter um natal mais sustentável? Então siga as nossas dicas (que também implementámos no centro de estudos) e aproveite para ensinar toda a família como comemorar sem prejudicar a natureza.

Sustentabilidade: Como aproveitar um Natal mais ecológico

Algumas atitudes individuais e simples têm resultados extremamente positivos no que diz respeito à sustentabilidade e preservação ambiental. Aproveite o natal de forma ecológica com as dicas que lhe damos.

1 – Não exagerar na ceia

Sabe aquela ceia de natal farta, com a mesa cheia de pratos saborosos e que vão ser servidos para a família toda? Não há como negar que é um dos pontos altos da festa, mas é também verdade que a maioria das famílias cometem exageros.

As sobras da ceia de natal costumam ficar dias no frigorífico até que o seu destino inevitável acaba por ser o lixo, gerando muito desperdício. Para que isso não aconteça pondere quando for fazer as compras de natal.

Pense em quantos convidados estarão presentes na festa, e prepare a ceia de acordo com o número de pessoas.

É muito bom ver uma mesa farta, porém a compra desnecessária de alimentos e o desperdício são maus para o meio ambiente e também para o seu bolso.

Ah! Outra dica relacionada com os alimentos é dar preferência aos produtos naturais e orgânicos, que são produzidos de forma sustentável sem tóxicos ou conservantes químicos.

2 – Faça as suas próprias prendas

Que tal dar asas à imaginação e criar as suas próprias prendas de natal para a família e amigos? A reciclagem de materiais permite a criação de uma infinidade de presentes, além de ser uma forma sustentável de reaproveitamento.

Com uma pesquisa rápida na internet pode aprender a elaborar lindas prendas utilizando materiais que acabariam por se transformar em lixo. E o melhor de tudo é que o seu presente será único, tornando-o ainda mais especial para quem recebe.

3 – Reaproveite a decoração 

E por falar em reciclagem e reaproveitamento, esta ideia também serve para as decorações típicas do natal. Reutilize os itens que já tem em casa, e se algo precisar ser substituído faça a sua própria decoração.

É possível utilizar elementos da própria natureza como folhas, galhos e pinhas para enfeitar a casa. Além de deixar o espaço muito bonito, vai estar também a passar uma ótima mensagem de sustentabilidade.

4 – Incentive a família e os amigos

As ações individuais de preservação e sustentabilidade devem ser passadas para que todos fiquemos mais conscientes e possamos, de fato, fazer a diferença.

Por isso, neste natal seja o exemplo e demonstre à sua família e amigos a importância da conservação ambiental. Mas lembre-se, não só na época das festividades, mas durante o ano inteiro.

Coloque estas ideias simples em prática, e incentive os outros a seguirem as suas ações. É preciso que tenhamos consciência dos males que o consumismo do mundo moderno causam à natureza, e que esses males devem ser combatidos.

Se cada um fizer sua parte, então será possível garantir às futuras gerações muitos natais para serem comemorados, de forma limpa, ecológica e sustentável.

ambiente, ecologico, presenvação, preservação e sustentabilidade, reaproveitar, reutilizar, ser sustentável~, Sustentabilidade


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.