4 técnicas de estudo para alcançar o sucesso para o ano letivo 2019 2020

4 técnicas de estudo para alcançar o sucesso para o ano letivo 2019/2020

Bem sabemos que por vezes é complicado os jovens e adolescentes seguirem as melhores técnicas de estudo.

São vários os estudos já realizados sobre este tema, e várias as metodologias analisadas. Assim, se quer que o seu filho alcance o sucesso na escola no ano letivo de 2019/2020, estes métodos de estudo podem ser uma verdadeira mais-valia.

Hoje resolvemos partilhar consigo algumas metodologias simples e que podem efetivamente ter resultados práticos de excelência.

Na verdade, algumas dessas técnicas são utilizadas no nosso centro de estudos. Continue a ler e conheça-as.

Técnicas de estudo: Garanta o sucesso dos seus filhos neste ano letivo

Todos os pais querem que os filhos tenham boas notas. No entanto, existe muitas vezes o estigma que os estudantes não as alcançam porque passam pouco tempo a estudar.

Ora bem, tal como acontece com tudo na nossa vida, nem sempre estudar mais horas é realmente uma prática eficiente.

Na verdade, o seu filho até pode estudar 2 ou 3 horas por dia. Mas, se não tiver os métodos ou técnicas de estudo adequadas, dificilmente essas horas vão surtir o efeito desejado.

Então, como garantir que o seu filho tem realmente um bom desempenho escolar este ano? É simples.

1 – Sublinhar e fazer resumos

A verdade é que sublinhar as partes importantes de uma matéria é uma prática comum (embora com a questão da devolução dos livros escolares não o deva fazer).

Por isso, uma boa forma de o seu filho entender a matéria lecionada, passa realmente por ler e marcar as partes importantes. Além disso, fazer um resumo ou um organograma da matéria irá tornar muito mais simples a sua compreensão.

Outra das vantagens de ler e resumir é a possibilidade de verificar qual a matéria mais complicada. E, nesse caso, será mais simples colmatar as necessidades de explicações desde o início do ano letivo.

2 – Realização de exercícios e testes práticos

Ora bem, contrariamente ao que possa pensar não são apenas disciplinas como Português, Inglês, Matemática e Físico-química que têm exercícios práticos para serem desenvolvidos.

Na verdade, qualquer que seja a disciplina, é possível estudar através da realização de testes e exercícios.

Se pensarmos bem, esta é uma das formas mais naturais de se aprender uma nova matéria. Ou melhor, é uma forma de aprendermos qualquer coisa na vida (inclusivamente tirar a carta de condução).

3 – Estudo distribuído

Esta é uma das técnicas de estudo que mais utilizamos com os nossos estudantes. A mesma consiste na distribuição do tempo de estudo em várias parcelas.

Ou seja, não se deve estudar tudo de uma vez (normalmente na véspera do teste).

A melhor forma de o cérebro reter a informação é garantindo que lhe fornecemos as coisas de forma frequente e não tudo em simultâneo.

4 – Saiba qual é o melhor horário

Existem pessoas que são mais produtivas de manhã (o que é o meu caso hoje em dia) e outras que são mais produtivas de noite.

Assim, é importante que o seu filho estude essencialmente nas horas em que é mais produtivo. Isto porque, irá ser muito mais simples ele aprender e perceber a matéria que vai sendo lecionada.

Se tiver de o forçar a fazê-lo em horas pouco rentáveis, dificilmente irá obter sucesso. E, se quer um bom exemplo prático, pense em si.

Se a obrigarem a fazer algo quando não quer fazer, o resultado é o melhor?

Estas são apenas 4 das muitas técnicas de estudo que o seu filho pode colocar em prática.

Mas, em setembro, aquando do regresso às aulas, iremos ter no nosso centro de estudos um Workshop de métodos de estudo. Por isso, aguarde as novidades que vão ser muitas para este ano letivo.

boas notas, centro de estudos, desempenho escolar, disciplinas, escola, estudar, explicações, matérias, melhores técnicas de estudos., métodos de estudo, resumir, Sublinhar e fazer resumos, sucesso, sulinhar, técnicas de estudo, técnicas de estudos


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.