As crianças não sabem estudar ou têm falta de um bom método de estudo?

As crianças não sabem estudar ou têm falta de um bom método de estudo?

É tão simples dizermos que os nossos filhos não sabem estudar ou que simplesmente a escola envia demasiados trabalhos de casa e eles não têm tempo para fazer mais nada. Mas, vamos lá ser sinceros. Os seus filhos não sabem estudar ou têm falta de um bom método de estudo?

Se pensarmos bem, todas as crianças dentro da mesma turma têm exatamente o mesmo volume de trabalhos de casa. Assim, se umas conseguem, porque é que as outras não?

A resposta: métodos de estudo bem implementados.

Mas, se o seu filho faz efetivamente parte da maioria (ou seja, dos 90% das crianças que não sabem estudar) existem soluções!

Mas, antes de mais, vamos ajudar a perceber se o seu filho não sabe mesmo estudar, ou se precisa apenas de uma mudança na forma de estudo.

Método de estudo: será que as crianças não sabem mesmo estudar?

É possível que a solução mais apresentada pelos pais para o insucesso na escola do seu filho seja: poucas horas diante dos livros ou falta de frequentar um centro de estudos.

Por isso, na maioria das vezes em que um aluno tem negativa num teste, a reação dos pais tende a ser proibir qualquer tipo de diversão, principalmente consolas e TV, em nome de mais horas passadas a estudar.

Sabemos que é algo verdadeiramente tentador. Mas será que é mesmo a melhor alternativa?

Pare e pense por um momento: no seu local de trabalho, se lhe disserem que se se esforçar e implementar todo o seu trabalho (sem comprometer a qualidade) em 7 horas diárias pode sair mais cedo. Ia optar por esforçar-se ou ia querer que lhe dessem mais carga horária simplesmente porque naquele dia não conseguiu cumprir os objetivos?

Com os miúdos é mais ou menos a mesma coisa. Se os obrigarem a estudar mais tempo estando os mesmos contrariados, o resultado será ainda mais desastroso! Assim, o melhor é ensiná-los a fazer melhor em menos tempo.

E isso, é o que vulgarmente chamamos de método de estudo!

Fazer mais em menos tempo: um ensinamento para a vida

Também nós, na nossa luta diária, por resultados escolares aproximados das capacidades de cada aluno, exigimos mais e mais dos nossos alunos. E parece-nos sempre que não estão a dedicar nem o tempo nem a concentração suficiente para alcançar os seus objetivos.

Contudo, sabemos hoje que, mais do que o tempo que passam a estudar, é a forma como o fazem que dita o sucesso/ insucesso do seu estudo.

Assim, antes de prescrever carga máxima nos estudos, pedimos-vos que reflitam sobre as seguintes questões:

  • Nota nos seus filhos uma tendência para evitar estudar a todo o custo?
  • Os exames e testes deixam o seu filho visivelmente ansioso?
  • O seu filho diz sentir-se com pouca coragem sempre que pensa na quantidade de matéria que tem para estudar?
  • O seu filho tende a desperdiçar tempo de estudo em vez de o planear?
  • Nota que o seu filho tem dificuldade em reter e relembrar matérias que estudou?
  • Os seus filhos costumam estudar mesmo estando demasiado cansados ou distraídos?
  • Quais são os hábitos de estudo do seu filho?

Se respondeu “sim” à maioria das perguntas, é altura de incentivar o seu filho a rever a forma como estuda.

Ao longo das próximas semanas, iremos abordar esta questão de forma aprofundada. E iremos dar-vos a conhecer estratégias para potenciar os resultados escolares dos seus filhos.

boas notas, centro de estudos, deficação, escola, esforço, estudar, hábitos de estudo, Método de estudo, metodologias de estudo, planeamento, planear os estudos


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.