Como escolher um centro de explicações 5 fatores a considerar

Como escolher um centro de explicações: 5 fatores a considerar

Atualmente, é comum que as crianças que frequentam a escola durante parte do dia, tenham uma carga horária complementar num centro de explicações . Tais centros têm como objetivo reforçar a aprendizagem obtida na escola.

Desta forma, as crianças e jovens que frequentam um centro de estudos apresentam melhor desempenho nas atividades escolares.

Na prática, os centros de explicações oferecem apoio ao processo de aprendizagem através de uma ajuda personalizada. Este apoio consiste num acompanhamento ao aluno, de forma individual ou em grupo, com foco numa ou mais disciplinas.

Centro de Explicações: 5 pontos a considerar no momento da escolha

Antes de decidir matricular o seu filho num centro de estudos, os pais devem ter em mente que esta atividade será um complemento ao processo de aprendizagem.

Isto quer dizer que o conteúdo aprendido na sala de aula não deve ser desprezado, ou julgado como menos importante.

Assim, o centro de explicações deve ser entendido como uma forma de proporcionar à criança maior contato com o conteúdo que apresenta maior dificuldade em compreender.

Na hora de matricular o seu filho num centro de estudos, considere os seguintes pontos.

1 – Estrutura e instalações do centro de explicações

É indispensável que o centro de estudos forneça a estrutura adequada e os recursos didáticos para a aprendizagem.

Deve-se observar o número de alunos por sala de aula e se as instalações são confortáveis e seguras. Em relação ao material é importante que seja atualizado e de acordo com o nível de ensino.

Além da estrutura básica, como salas iluminadas e arejadas, e instalações sanitárias adequadas, há outros pontos importantes a serem considerados.

Alguns deles são: sala equipada com computadores e acesso à internet, bem como uma biblioteca dotada de material para suporte ao aluno.

Por fim, mas não menos importante, são as áreas externas às salas de aula. Pátios, jardins e espaços recreativos são importantes para enriquecer o relacionamento dos alunos.

2 – Horários e facilidade ao acesso

As horas que irá passar no centro de estudos, devem ser conciliadas com o período de aulas regulares. Geralmente as atividades no centro ocorrem no período da tarde e em alguns casos há atividades extras aos fins de semana como palestras ou workshops.

De modo a facilitar a deslocação, é conveniente escolher um centro de explicações que tenha uma boa localização. É interessante priorizar os locais em áreas próximas à escola ou à residência, de forma a facilitar o acesso.

Contudo, muitos destes centros já oferecem serviço de transporte personalizado o que pode ser um ponto de diferenciação a ser considerado no momento da escolha.

3 – Atividades multidisciplinares

Alguns centros de explicações têm uma oferta mais abrangente, oferecendo atividades para além das salas de aula.

De entre elas incluem-se projetos e ações de formação, oficinas com a participação de pais e alunos, e até passeios para diversificar a rotina de estudos.

Estas atividades procuram trabalhar a formação através de tarefas lúdicas, tornando a aprendizagem muito mais completa.

4 – Tutores capacitados e materiais didáticos atualizados

Um bom centro de estudos faz-se com ótimos professores. Eles devem ser qualificados para desenvolver as atividades na sala de aula de forma dinâmica e satisfatória.

Para isso, procure centros que tenham um corpo técnico de referência, e não deixe de conversar e conhecer os profissionais que o compõem.

A ferramenta essencial do professor é o material didático, portanto, um aprendizado eficiente só é possível com material de qualidade.

Este material, quando utilizado em conjunto com bibliografias básicas e complementares, potencializa o aprendizado do aluno.

5 – O acesso ao conteúdo através de uma nova linguagem

O ensino através de uma forma de linguagem diferenciada auxilia a criança na assimilação do conteúdo.

Isto porque o profissional usa uma metodologia mais simples do que a que o aluno encontra numa sala de aula habitual. Assim, o conteúdo torna-se mais claro, uma vez que é transmitido de maneira mais dinâmica e objetiva.

Por fim, os centros de explicações são uma ferramenta de reforço eficaz, já que possibilitam aos alunos maior tempo de estudo das matérias que lhes trazem mais dificuldades.

Vale ressaltar que muitos destes oferecem inscrições gratuitas e descontos nas mensalidades.

aprendizagem, Aprendizagem lúdica, carga horária, centro de estudos, Centro de Explicações, escolher o centro de estudos, sala de aula, transporte personalizado


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.