Fortnite: Uma fuga à realidade por parte dos jovens

Fortnite: Uma fuga à realidade por parte dos jovens

Tem filhos adolescentes? Se a resposta for sim, este artigo sobre o Fortnite e a fuga à realidade por parte dos adolescentes é mesmo para si!

Ainda este fim de semana, num passeio em família, paramos para comer um gelado em Carcavelos.

Enquanto esperávamos na fila pela nossa vez, várias crianças corriam e brincavam naquele espaço circundante.

Contudo, duas delas destacaram-se, porque em vez de estarem a correr ou brincar como todas as outras, estavam a fazer uma dança um pouco “estranha”.

É claro que aquilo despertou a atenção de alguns pais que também estavam na fila. Entre conversas de pais e filhos que por ali passavam, acabei por perceber que tudo aquilo que estavam a fazer, tinha por base um jogo de computador extremamente apreciado pelos jovens: o Fortnite.

A verdade é que já tinha ouvido falar deste jogo, principalmente em conversas com alunos do centro de estudos. Mas, nunca tinha feito uma pesquisa o mesmo.

Claro que bastou meia dúzia de cliques no Google para perceber que o Fortnite é muito mais do que um simples jogo de tiros. Trata-se de uma potência cultural que se transformou em vício por parte dos jovens.

Mas porque é que isso aconteceu? Bem, é o que iremos ver de seguida.

Fortnite: um jogo que vale milhões em todo o mundo

Para quem não está dentro desta realidade, os jogos de computador como o Fortnite ou o CS GO são muito mais do que simples jogos de computador. São uma comunidade de pessoas (de todas as idades) ao redor do mundo que têm um interesse comum.

Mas, mais do que isso. E se lhe disser que existem jogadores profissionais deste tipo de jogos? E se lhe disser que é possível qualquer jovem ganhar algum dinheiro extra a jogar computador?

Plataformas com a Twitch potenciam que um jogador transmita online o seu jogo para que pessoas de todo o mundo possam seguir e ver a sua evolução. A par disso, os seguidores podem ainda pagar para o ver jogar.

Claro que isso, leva a que os gammers ganhem (em alguns casos) milhares por ano. Mas, nem tudo é um mar de rosas. Em muitos casos, chegaram a este patamar porque se viciaram completamente em jogos de computador quando eram mais novos.

Embora o Fortnite seja um caso relativamente recente, durante muitos anos o LOL era o MMORPG com mais jogadores em todo o mundo. Hoje em dia, jogos como o CS GO, o Fortnite ou Minecraft fazem com que adolescentes passem horas e horas em frente a um computador.

E estes jogos, são acima de tudo viciantes. Embora nós enquanto adultos possamos ter algumas dificuldades em perceber, de seguida damos-lhe 4 motivos pelos quais estes jogos são tão populares nos dias de hoje.

Porque é que os jovens gostam de jogos de computador?

As crianças de hoje não são viciadas em jogos só porque os mesmos são divertidos.

Existe uma verdadeira sensação de satisfação subjacente que advém de jogar jogos como Fortnite. O único problema é que estes tipos de jogos satisfazem esses desejos de forma artificial.

Assim, se queremos descobrir como é que os desligamos deste tipo de jogos, é primeiramente necessário perceber porque é que gostam tanto de jogar. E é sobre isso que falamos de seguida.

1 – Competição

Muitas crianças e jovens querem a emoção da competição sem o esforço da atividade física pesada. Assim, os jogos de computador são a solução perfeita.

A competição é um desejo muito normal, e é por isso que a emoção de competir com outras pessoa torna este tipo de jogo viciante.

2 – Realização

Cada tipo de jogo oferece uma recompensa e sentido de realização diferente a quem o joga.

Assim, as conquistas no mundo digital podem assumir a forma de ligas, vitórias, distintivos. E em alguns casos existem mesmos troféus digitais – todos eles bastante significativos.

Assim, muitas vezes a principal motivação para jogar é tão simplesmente a realização pessoal de ir alcançando vários objetivos.

3 – Risco

São poucas as emoções que possam ser comparadas à sensação de estar a correr para alcançar um objetivo ou a fugir de um inimigo.

Os jogos de computador como o Fortnite dão aos seus utilizadores de forma quase simultânea a sensação de risco e recompensa. Fazendo com que os mesmos voltem constantemente.

E porque é que isso acontece? Porque todos os jogos convidam os jogadores para algo que é inato em todos os humanos: sobrevivência.

E por esse motivo acabam por gerar uma sensação de adrenalina constante.

4 – Socialização

Somente na última década é que esta característica foi adicionada aos jogos de computador. Contudo, a socialização é a cereja no cimo do bolo para estes jogos.

A socialização online oferece uma oportunidade para crianças socialmente nervosas se conectarem com outras pessoas sem que se sintam expostas ou em risco.

Assim, esta forma de socialização, não aporta a complexidade da interação cara a cara e, por isso pode ser o mote para amizades à distância com outros jovens que têm os mesmos gostos.

Como vê, o Fortnite ou outro tipo de jogo de computador similar é uma forma de os jovens fugirem da realidade. Por isso, é importante que enquanto pais lhes proporcionemos alternativas reais para satisfazer estas necessidades.

Com as férias de verão aí à porta, torna-se essencial travar o acesso contante ao computador.

competição, CS GO, cultura, e-sports, Fortnite, jogar online, jogo de tiros, jogos de computador, jogos para PC, prémios, risco, sobrevivência, socializar, twitch


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.