A importância de saber lidar com a adolescência

A importância de saber lidar com a adolescência

Saber lidar com a adolescência é sem qualquer sombra de dúvida algo que qualquer pai de um adolescente quer saber como fazer.

Não é simples! Existem dramas por tudo e por nada, indecisões, dificuldades, falta de socialização (socialização a mais…)… enfim, para os jovens tudo pode ser um drama.

Claro que às vezes esses dramas são exagerados! Mas, outras tantas vezes são sinais de alarme que acabam por nos passar ao lado.

Adolescência: Como conseguir ultrapassar esta fase

A Parentalidade é sem qualquer sombra de dúvida a tarefa mais complexa da vida adulta. A adolescência e as mudanças que ocorrem não só a nível físico como psicológico exigem dos pais uma necessidade de adaptação.

Contudo, essa adaptação nem sempre é simples, e muito menos é algo linear. E sabemos disso porque no Centro de estudo lidamos diariamente com adolescentes e os seus problemas!

Mas tal como dissemos, trata-se de uma época em que tudo parece ter uma importância que é levada ao extremo.

Para os adolescentes, a vida corre como se aquele período na escola fosse a coisa mais importante da vida! E como é que lhe podemos explicar que não é?

Obviamente que a adolescência e o ensino secundário são alturas importantes e não podemos enquanto pais retirar essa importância. Mas, como falar com um adolescente? Como perceber o que se passa na cabeça do seu filho se ele não fala abertamente consigo?

Nessas alturas, é importante saber como lidar com os adolescentes. Não estamos a dizer que é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível! Afinal, todos nós passamos por essa fase.

Veja então de seguida algumas dicas para lidar com esta fase mais complicada.

1 – Tenha em conta as instabilidades

A verdade é que a adolescência é caracterizada por instabilidade, dúvidas, angústias, novas experiências, novas emoções, novos modos de relacionamento.

E, por muito que isso nos custe, a verdade é que nesta fase tudo pode acontecer. É um período crítico e nós enquanto pais temos de saber como lidar com todo este misto de sentimentos e emoções.

Lembre-se sempre que são 3 as tarefas primordiais do adolescente nesta fase: construção da anatomia, definição da identidade e exploração da intimidade.

E, é devido a estas 3 questões que muitas vezes ocorrem comportamentos de risco!

2 – Garanta que lhe fornece um canal de comunicação aberto

A melhor forma de lidar com a adolescência dos seus filhos é não forçar a comunicação e a partilha. Contudo, é garantir-lhe que eles sabem que têm sempre “a porta aberta”.

Isto num contexto de atenção e disponibilidade, já que desse modo irá conseguir aumentar a confiança dele em si.

E, tão importante como confiar em si para desabafar, é ele saber que vai estar sempre presente para o caso de precisar de si.

E, mesmo que não o diga, isso irá fazer com que se sinta mais seguro.

Este não é um tema simples e existe sempre espaço para falar um pouco mais. Por isso, ao longo do tempo iremos abordar diversos temas relacionados com esta fase da vida dos nossos filhos.

adolescência, adolescentes, amigos, angústias, comportamentos de risco, comunicação definição de identidade, dúvidas, escola, experiências, falar com um adolescente, filhos, instabilidade, jovens, lidar com a adolescência


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.