Hábitos essenciais para perceber como estudar mais eficazmente

Hábitos essenciais para perceber como estudar mais eficazmente

Criar uma rotina de estudos, que seja eficiente, não é algo que se aprenda do dia para a noite. Para que as crianças aprendam como estudar de forma produtiva, é fundamental começarem a cultivar hábitos e métodos de estudo que serão praticados no dia a dia.

Uma das definições da palavra hábito, segundo o dicionário, é “procedimento repetido que conduz a uma prática”. Ou seja, as crianças devem praticar todos os dias os métodos de estudo, até que este hábito se torne uma rotina.

Como estudar: 8 hábitos que vão fazer a diferença

Até há pouco tempo acreditava-se que quanto mais tempo se passasse a estudar, maior seria a absorção de conteúdo e aprendizagem da matéria. dada na escola Hoje sabemos que esse não é um método muito eficaz. Na verdade, nunca o aplicamos no Centro de estudos.

Existem, porém, algumas estratégias que podem ser aplicadas para que as crianças aprendam como estudar mais eficazmente. Vamos dar-lhe algumas dicas e estratégias para que consiga ajudar os seus filhos a criar o hábito de estudar de forma assertiva.

1 – Escolha um bom local de estudos

O primeiro passo é ele escolher o local onde irá estudar. Este lugar deve ser o mesmo todos os dias. Estudar cada dia numa zona diferente da casa é contra produtivo, pois irá atrapalhar a organização dos materiais escolares.

É importante também que ele escolha um local silencioso, bem iluminado, e longe de distrações. Quanto mais foco tiver na hora de estudar, mais eficiente será o estudo.

2 – Defina metas diárias de estudo

Incluir o tempo de estudos na rotina diária dos seus filhos não será fácil. Para que eles se sintam mais motivados, é interessante criar um cronograma de metas diárias.

Dessa forma, além da motivação, eles vão encaixar este tempo de acordo com as tarefas que precisam ser desenvolvidas.

Não o deixe planear metas que contenham longas horas de estudos. Isso porque o tempo de concentração irá aumentar gradativamente, conforme o hábito.

Iniciar os estudos com muitas horas, além de não ser produtivo, vai deixá-lo desmotivado.

3 – A importância das pausas entre os estudos

Este é um ponto importantíssimo, e muitas vezes, negligenciado pelos estudantes e pelos próprios pais. Após muito tempo de concentração, é natural que cérebro fique cansado. E, a partir daí a sua produtividade começa a declinar.

Por isso, respeitar os limites e fazer pausas entre os estudos é essencial. É interessante tirar uma pausa de 15 minutos por cada hora de estudo. Dessa forma ele vai conseguir manter um bom ritmo de estudos e absorver corretamente a matéria.

4 – Planeamento do conteúdo

Definir os horários de estudo não é o único planeamento que deve ser feito. É importante também definir previamente qual a matéria que fará parte da rotina de estudos.

Desse modo, ele irá saber como estudar determinada matéria.

5 – Revisão de conteúdos

Não adianta estudar muita matéria, se depois ele não a conseguir rever. É natural que após algum tempo ele se esqueça do que já foi estudado. Daí a importância da revisão e da implementação de técnicas de estudos.

Durante os estudos é importante fazer resumos das matérias, com os pontos mais importantes. Diariamente, é essencial ter tempo para rever o conteúdo estudado no dia anterior.

Este é um dos pontos mais importantes para se perceber como estudar eficazmente.

6 – Desafie os seus conhecimentos

Muitas vezes os jovens estudam um tópico por horas, e acham que já o compreenderam de forma satisfatória. Uma ótima maneira de testar se, de fato, entenderam a matéria estudada, é através de exercícios.

Quando ele se sentir seguro em relação ao conteúdo estudado, deve elaborar e responder a questões, sem consultar os livros ou resumos. Essa é uma maneira eficiente de analisar o nível de aprendizagem e conhecimentos.

7 – Estudar em grupo

É essencial ter algum tempo para estudar em silêncio e sozinho. Entretanto, para tornar essa rotina mais dinâmica e menos enfadonha, é interessante marcar com amigos para estudarem juntos. Os grupos de estudo do Centro Ser Mais são uma excelente opção!

Ao explicar o conteúdo a outras pessoas, o seu filho estará também a reforçar o que aprendeu.

8 – Manter a motivação e disciplina

Mesmo depois de o hábito de estudos já estar inserido na sua rotina, ainda vão haver dias em que o seu filho se vai sentir desanimado e sem vontade de estudar.

Mesmo assim, não o deixe desistir. Tente que ele dedique pelo menos uma hora por dia a estudar.

É natural que hajam dias em que falta motivação, porém, ele não deve deixar de estudar. Um dia sem estudar pode prejudicar o objetivo final.

Como vê, estas são apenas 8 dicas simples que vão ajudar o seu filho a perceber como estudar de forma mais eficaz. A implementação destes hábitos na sua rotina vão fazer com que haja um maior rendimento nos estudos.

E, consequentemente os resultados vão ser muito melhores.

aprendizagem, como estudar, estudar, estudar mais eficazmente, hábito, hábitos de estudo, manter o foco, material escolar, método de estudos, organização, produtividade, rotina, rotina de estudos, tarefas


Somos um centro de estudos em telheiras, onde o nosso foco é a sua Família e os desafios com que se depara. Assim, oferecemos-lhe uma resposta especializada, multidisciplinar e flexível, adaptada aos seus horários e necessidades.